Práticas com modelagem na Educação Matemática: algumas considerações sobre a importância do trabalho em grupo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e98404

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Habilidades interpessoais , Ensino e aprendizagem

Resumo

Modelagem Matemática na concepção de Burak (1992). A questão norteadora da investigação é examinar as possíveis contribuições proporcionadas pelo trabalho em grupos em práticas com Modelagem na Educação Matemática. Esse estudo é uma das práticas desenvolvidas com estudantes do 4º do Ensino Médio integrado ao técnico em Cooperativismo do Instituto Federal do Paraná Câmpus Pitanga-PR. A metodologia é de natureza qualitativa interpretativa com base nos pressupostos de Bogdan e Biklen (1994).  O referencial teórico centra-se nos pressupostos de Burak (1992) e Higginson (1980) respectivamente para a Modelagem e para a Educação Matemática. Os resultados obtidos mostram que o trabalho colaborativo em grupo é uma estratégia eficiente para a construção do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades interpessoais

Referências

Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. (1994) Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. 1a edição ed. Porto: Porto.

BRASIL.(2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC

Burak, D. (1992) Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 460 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Burak, D.; Klüber, T. E. (2008) Educação Matemática: contribuições para a compreensão da sua natureza. , p. 14.

Damiani, Magda Floriana. Entendendo o ensino colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Revista Educar Curitiba: Ed. UFPR, 2008, n. 31, p. 213-230.

Higginson, W. (1980) On the Foundations of Mathematics Education. For the Learning of Mathematics, v. 1, n. 2, p. 3–7. FLM Publishing Association.

Vygotsky, L.S. (1978) Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press

Downloads

Publicado

2024-11-08

Edição

Seção

Artigos