A idéia de unidade na construção do conceito do número racional

Authors

  • Tânia Maria Mendonça Campos Universidade Bandeirante de São Paulo
  • Wilson Roberto Rodrigues Escola Preparatória de Cadetes do Exército, ESPCEX, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

This study wants to present an important particularity of the rational numbers concepts construction which remains still not incorporated by students even after its formal learning: the idea of unit. Based on the creation of the rational number, on the conceptions of Vygotsky and Vergnaud and on specific researches on fractions concept, the study identify difficulties of this students with the unit’s idea and intends to show possible causes of difficulties and associate them to the most current pedagogical practices while teaching this mathematical object.

Author Biographies

Tânia Maria Mendonça Campos, Universidade Bandeirante de São Paulo

Obteve a Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela PUC/SP em 1975 e Doutorado em Matemática pela Universidade de Ciências de Languedoc (Montpellier - FR) em 1979. Tem Pós-doc em Matemática pela Universidade de Londres em 1991 e em Educação Matemática na Universidade de Oxford em 2007. Aposentou-se como professora titular da PUC/SP onde trabalhou de 07/79 até 07/2006. Foi bolsista de produtividade acadêmica do CNPq na área de Matemática. Atualmente é professora da Universidade Bandeirante de São Paulo onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Tem artigos publicados em periódicos arbitrados nacionais e internacionais e trabalhos completos publicados em Anais de inúmeros Congressos Nacionais e Internacionais. É autora e organizadora de diversos livros de Educação Matemática.Tem experiência em orientação de IC, Especialização, Mestrado e Doutorado. Participa de bancas de doutoramento no Brasil e exterior.Atua em comissões científicas nacionais e internacionais na área de Educação Matemática. Tem experiência em parcerias com pesquisadores do Brasil e do exterior e na coordenação de cooperações internacionais tais como CAPES/COFECEB, CNPq/Conselho Britânico, Rede Alfa e RIMA/UNESCO. Coordena atualmente um Projeto Nacional de Cooperação Acadêmica PROCAD/CAPES. Participa do corpo editorial do BOLEMA- Boletim de Educação Matemática e RIPEM - Revista Internacional de Pesquisa em Educaçào Matemática. Participou do corpo editorial da RDM durante muitos anos. Foi presidente da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática de 1998 a 2001. Foi representante adjunta da área de Ensino de Ciências e Matemática da CAPES de 2000 a 2007. É assessora ad-hoc do CNPq, CAPES e FAPESP e avaliadora institucional do INEP. Tem experiência na coordenação de grandes projetos de formação continuada de professores de matemática financiado pelo PNUD/ SEE-SP. Teve inúmeros projetos financiados pela CAPES, CNPq e FAPESP. Esteve na organização e liderança das primeiras edições de eventos tais como I ENEM, I SIPEM, I Cabri-World e I Encontro sobre Novas Perspectivas da Educação Matemática no Brasil. Participa de comitês científicos de Congressos Nacionais e Internacionais da área.

Wilson Roberto Rodrigues, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, ESPCEX, Brasil.

possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1985) , graduação em Engenharia pela Academia Militar das Agulhas Negras (1977) , especialização em Matemática Para Prof. de Ens. Fundamental e Médio pela Universidade Estadual de Campinas (2000) , especialização em Informática Aplicada à Educação Construtivista pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) . Atualmente é Professor da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Published

2007-01-01

Issue

Section

Artigos