O Ensino do Cálculo numa perspectiva histórica: Da régua de calcular ao MOODLE

Authors

  • Terezinha Ione Martins Torres Instituto Metodista do Sul
  • Lucia Maria Martins Giraffa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p18

Abstract

This article studies the reasons why Calculus is a subject of greatest difficulty for Science undergraduate students. It also suggests that knowing Calculus History could help students and professors place the subject in the History of Math and understand its importance for the building of Math knowledge.

Author Biographies

Terezinha Ione Martins Torres, Instituto Metodista do Sul

Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), Especialização em Administração Escolar pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e letras( 1986) e graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976).

Lucia Maria Martins Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matematica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), graduação em Licenciatura Curta Em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes de ensino-aprendizagem computadorizados, Informática na Educação (IE), formação de professores , software educacionais para ensino de Matemática, ambientes cooperativos de aprendizagem e Educação a Distância. Pesquisadora do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Desde agosto de 2006 está como oordenadora geral da PUCRS Virtual.

Published

2009-01-01

Issue

Section

Artigos