Alguns aspectos de articulação entre as teorias da didática francesa e suas contribuições para formação de professores<br>Some articulation aspects between didactic franch theories and her contributions for teachers’ formation

Autores

  • Cintia Aparecida Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p53

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns aspectos teóricos de nossa investigação referente à dissertação de mestrado defendida em 2008 na UNICSUL. Aqui apresentaremos com base em nosso estudo teórico uma possível articulação, de forma sucinta,

entre teorias didáticas como as de Doaudy (1992), Duval (1993) e a abordagem teórica de Robert (1997), sobre os níveis de conhecimento esperados dos educandos. A articulação destas abordagens teóricas leva em consideração os diferentes apelos cognitivos realizados pelos educandos na resolução de diferentes tarefas. Considerando que o estudo destes autores são
voltados para um trabalho delineado por uma perspectiva que leva em consideração a estrutura cognitiva, apresentamos aspectos da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, pois consideramos que a internalização de conteúdos de forma que possam ser mobilizados em situações futuras quando a noção em jogo não é explícita só se faz possível se os métodos de
ensino se estruturam em uma aprendizagem significativa. Dessa forma, faremos uma breve exposição das teorias destacadas na tentativa de mostrar como este estudo pode auxiliar professores no momento de suas escolhas, assim como podem compreender melhor as dificuldades e os diferentes níveis que se encontram os alunos, o que pode lhes permitir construir seqüências didáticas mais adequadas e levar ainda em consideração a importância não somente do domínio matemático do conteúdo, mas também a relevância do domínio didático das noções a serem tratadas em sala de aula. Ao final destas reflexões podemos compreender melhor o papel até mesmo da formação inicial e continuada de professores, perspectiva esta que abordaremos segundo Shulman (2005).

Biografia do Autor

Cintia Aparecida Bento dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutanda do programa de Pós Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul em Ensino de Ciências e Matemática. Professora da disciplina de Física no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Catolica de São Paulo (2004). Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) Graduada em Matemática (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Catolica de São Paulo. Professora titular e vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de ensino de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando e pesquisando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, educação matemática, currículo de matemática e avaliação. Atualemente coordena e participa como autora da elaboração de materiais denominados Cadernos de Apoio e Aprendizagem elaborados para alunos (1o ao 9o ano) e professores dos anos iniciais e de Matemática da rede municipal de São Paulo, materrial este que será publicado pela Fundação Padre Anchieta para a PMSP.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos