O fenômeno do mal-estar docente: o caso do “professor de matemática”

Authors

  • Célia Maria Carolino Pires Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maurício Beranger Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p78

Abstract

The aim of the present paper is contribute to the identification and understanding of behaviors, attitudes and values which constitute the specificity of being a Mathematics teacher. It also aims at how the professional identity is revealed, composed and molded by components
of cultural, political, economical and technological nature. A group of Mathematics teachers of public schools in São Paulo is analyzed in terms of how the teachers perceive themselves in the nowadays society and in their communities of working, how they interact with the official
curricular orientations, how they analyze the results of evaluations and how they place themselves concerning public politics such as inclusion, quote system and continued progression. It has as theoretical reference the papers of Sacristán (1995), Esteve (1995), Ferreira (1995) and Apple (2000). By studying this theme, we have tried to understand the teachers’ distress described by Esteve, specifically in this case, the distress of Mathematics teachers and its implications as the great discouragement in being a teacher and the social
discredit which has, as a consequence, the low demand, by the new generations, for formation courses to become Mathematics teacher.

Author Biographies

Célia Maria Carolino Pires, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Concluiu Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atuou como docente em Matemática na Educação Básica e como diretora de escola e supervisora de ensino na rede pública do Estado de São Paulo. Desde 1980, atua no Ensino Superior. É Professora Titular do Departamento de Matemática e Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa sobre inovações curriculares na Educação Básica e formação de Professores de Matemática. É líder do grupo de pesquisa "Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores". Participou como elaboradora e coordenadora da equipe de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação, para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito Educativo, Ministério da Educação do Brasil (2002). Recebeu o Prêmio Jabuti, de melhor livro didático da Câmara Brasileira do Livro (1994) e o Prêmio Capes de Teses da Área de Ensino de Ciências e Matemática, como orientadora de tese de doutorado (2006). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2001/2004) e Presidente da Federação Iberoamericana de Educação Matemática (2003/2004). Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da PUC/SP (2005/2007). Organizou e coordenou cursos em Programas de Formação de Professores na rede pública de São Paulo. Em 2007/2008 coordenou o Programa de Orientações Curriculares da rede municipal de São Paulo. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC/SP e do Programa de Formação de Formação de Professores em Educação Matemática Profemat.

Maurício Beranger, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em iências licenciatura plena em Matemática pela Universidade de Sorocaba (1985) e mestrado-profissionalizante em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) . Atualmente é Professor de Educação Básica - II do Governo do Estado de São Paulo e Professor Titular de Ens. Fund. e Ens. Médio da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Published

2009-01-01

Issue

Section

Artigos