Jogando com bolinhas de gude e aprendendo matemática no 2.º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p108Abstract
O objetivo deste relato de experiência com alunos do 2.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Atibaia (SP), utilizando o jogo “Bola largada”, que emprega bolinhas de gude, é mostrar que os jogos podem ser importantes para a formação matemática dos alunos. Buscamos descrever desde a organização da classe, as etapas desenvolvidas, a construção de um gráfico como forma de registro e a organização dos dados, até a produção de relatos, pelos alunos, da experiência vivenciada. As crianças puderam interagir com os colegas, buscar inúmeras estratégias para jogar, tomar decisões e caminhar na construção de seu conhecimento. O momento lúdico propiciou o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos de maneira prazerosa. Esta experiência revelou que as atividades com jogos têm muito a contribuir para o trabalho do professor e o desenvolvimento dos alunos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).