Jogando com bolinhas de gude e aprendendo matemática no 2.º ano do ensino fundamental

Autores

  • Roseana Cláudia Mantini Cangussu Prefeitura Municipal de Atibaia
  • Keli Cristina Conti Faculdades Atibaia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p108

Resumo

O objetivo deste relato de experiência com alunos do 2.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Atibaia (SP), utilizando o jogo “Bola largada”, que emprega bolinhas de gude, é mostrar que os jogos podem ser importantes para a formação matemática dos alunos. Buscamos descrever desde a organização da classe, as etapas desenvolvidas, a construção de um gráfico como forma de registro e a organização dos dados, até a produção de relatos, pelos alunos, da experiência vivenciada. As crianças puderam interagir com os colegas, buscar inúmeras estratégias para jogar, tomar decisões e caminhar na construção de seu conhecimento. O momento lúdico propiciou o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos de maneira prazerosa. Esta experiência revelou que as atividades com jogos têm muito a contribuir para o trabalho do professor e o desenvolvimento dos alunos.

Biografia do Autor

Roseana Cláudia Mantini Cangussu, Prefeitura Municipal de Atibaia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Atibaia (FAAT), pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Educacional pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduada em Metodologia de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental pelas Faculdade Atibaia (FAAT). E-mail: rosemantini@yahoo.com.br

Keli Cristina Conti, Faculdades Atibaia

Mestre em Educação (Unicamp). Professora das Faculdades Atibaia (FAAT). Orientadora do relato. E-mail: keli.conti@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Artigos