Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita

Autores

  • José António Fernandes Universidade do Minho
  • Carmen Batanero Universidad de Granada
  • Paulo Ferreira Correia Escola Secundária de Barcelos
  • M. Magdalena Gea Universidad de Granada

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p42

Resumo

Neste artigo estuda-se a realização de alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade na comparação de probabilidades de acontecimentos em diferentes contextos sociais, formulados de forma explícita e implícita, tendo em vista averiguar a influência do nível de explicitação na comparação de probabilidades. Participaram no estudo 51 alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade, que responderam a um questionário contendo duas questões, com vários itens envolvendo a comparação de probabilidades de acontecimentos formulados explícita e implicitamente. Em termos de resultados, globalmente, verificou-se que os itens formulados implicitamente se revelaram mais difíceis para os alunos do que os itens formulados explicitamente.

Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão

Carmen Batanero, Universidad de Granada

Departamento de Didáctica de la Matemática

M. Magdalena Gea, Universidad de Granada

Departamento de Didáctica de la Matemática

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Publicado

2016-01-19

Edição

Seção

Artigos