Visão de Mundo Ecológica na Educação Matemática: tópicos de Teoria do Caos no estudo da função quadrática

Autores

  • Tânia Baier Universidade de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp244

Resumo

Este artigo apresenta aspectos históricos relacionados com pesquisas científicas contemporâneas, sendo explicitadas compreensões acerca da visão de mundo subjacente, conhecida como pensamento ecológico ou pensamento sistêmico. No texto é destacado que, para assumir a visão de mundo ecológica no ensino da Matemática, não é necessária a substituição de conteúdos que constituem a grade curricular, mas sim a mudança no modo de abordá-los. Exemplificando, é enfocada uma atividade didática envolvendo a função quadrática, sendo sugerido um modo de abordá-la assumindo a visão de mundo fenomenológica.

Biografia do Autor

Tânia Baier, Universidade de Blumenau

Possui graduação em Matemática pela FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau (1975), mestrado em Educação Ensino Superior pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professora do quadro da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atua nos cursos de Licenciatura em Matemática, Administração de Empresas, Engenharias, Arquitetura e no Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB. Na Licenciatura em Matemática orienta estágios em escolas básicas das redes municipal e estadual. Coordenadora de área do PIBID/Matemática/FURB desde 2010. Pesquisadora do grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática, vinculado à UNESP/Rio Claro. Coordenadora do GT Filosofia da Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria fractal, história da matemática, fenomenologia, ensino de Matemática na educação básica.

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Publicado

2017-01-25