Visão de Mundo Ecológica na Educação Matemática: tópicos de Teoria do Caos no estudo da função quadrática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp244Resumo
Este artigo apresenta aspectos históricos relacionados com pesquisas científicas contemporâneas, sendo explicitadas compreensões acerca da visão de mundo subjacente, conhecida como pensamento ecológico ou pensamento sistêmico. No texto é destacado que, para assumir a visão de mundo ecológica no ensino da Matemática, não é necessária a substituição de conteúdos que constituem a grade curricular, mas sim a mudança no modo de abordá-los. Exemplificando, é enfocada uma atividade didática envolvendo a função quadrática, sendo sugerido um modo de abordá-la assumindo a visão de mundo fenomenológica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).