Preocupações e Tendências Contemporâneas da Pesquisa em Etnomatemática presentes na Lista Eletrônica de Discussões do International Study Group on Ethnomathematics

Autores

  • Roger Miarka UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp268

Resumo

Em 2014 a Etnomatemática comemorou trinta anos desde o marco de criação de seu espaço político na Educação Matemática: o pronunciamento de Ubiratan D'Ambrosio, em 1984, no 5o Congresso Internacional de Educação Matemática, em Adelaide, Austrália (D'AMBROSIO, 1984).  No rastro desse aniversário, investigamos as tendências e preocupações contemporâneas da pesquisa em Etnomatemática após esse período de trinta anos de amadurecimento. Para isso, analisamos as mensagens trocadas entre 25 de novembro de 2008 e 18 de dezembro de 2014 na lista eletrônica de discussões do International Study Group on Ethnomathematics, entendendo-a como um lócus de encontro virtual entre pesquisadores da área. Metodologicamente, assumimos uma abordagem fenomenológica (BICUDO, 1999, 1999a, MARTINS; BICUDO, 1989), selecionando Unidades de Significado junto à interrogação "Para onde apontam as tendências e preocupações de pesquisa da Etnomatemática anunciadas na lista eletrônica de discussões do International Study Group on Ethnomathematics?", analisando suas possíveis convergências por meio de reduções fenomenológicas. Nesse processo, articulamos quatro categorias abrangentes, nomeadas de "Lista de divulgação: de eventos, de artigos, de pessoas", "A Lista como Espaço Político", "A Lista e seus Grupos de Interesse" e "A Lista e seus Movimentos de Teorização". Neste artigo, apresentamos a abertura dessas categorias por meio de um discurso inteligível e uma síntese de transição sobre o significado dessas categorias no cenário da Etnomatemática.

Biografia do Autor

Roger Miarka, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro. Pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Etnomatemática e Filosofia da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Concepções de Mundo e de Conhecimento, Relações entre Fenomenologia e Educação, e Fundamentações Metodológicas e Filosóficas para a Etnomatemática. Atualmente é Professor Assistente Doutor na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro.

Downloads

Publicado

2017-01-25