On the situated duration: some remarks on historiography, space and Mathematics Education

Authors

  • Marcelo Bezerra de Morais UNESP - State University of São Paulo Júlio de Mesquita Filho http://orcid.org/0000-0003-4563-822X
  • Antônio Vicente Marafioti Garnica UNESP - State University of São Paulo Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp77

Abstract

The main objective of this paper is to bring the idea of spatiality as an important ingredient to the practice of Historiography, which implies to conceive History as the study of the so called situated duration, or an exercise to produce narratives about how humans live together in a specific space-time domain. Particularly, focus is in the History of Mathematics Education and in the Math teachers formation, claiming that these fields could be enriched if the notion of spatiality operate within them.

Author Biographies

Marcelo Bezerra de Morais, UNESP - State University of São Paulo Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010),
mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (2012) e atualmente é Doutorando pelo mesmo programa, no qual realizou período sanduíche na Universidade de Lisboa (2015); é bolsista de doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Trabalha com Educação Matemática, atuando principalmente com o desenvolvimento de atividades que problematizam o ensino de matemática e pesquisas em História da Educação Matemática e Formação de Professores. Tem interesse nos seguintes temas: Metodologia de Pesquisa; Formação de Professores de Matemática; Sujeitos e Subjetividades; História, Memória e Narrativas; História Oral e Educação Matemática; Metodologias de Ensino de Matemática.

Antônio Vicente Marafioti Garnica, UNESP - State University of São Paulo Júlio de Mesquita Filho

Bacharel em Matemática (1984) pela UNESP de Rio Claro, Mestre (1992) e Doutor (1995) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Realizou estágio de complementação na Universidade de Lisboa (1991) e Pós-doutorado na Indiana University Purdue University at Indianápolis - Estados Unidos (1999). Recebeu, com Paulo Freire, o prêmio Moinho Santista (atual Prêmio Fundação BUNGE) em Ciências da Educação no ano de 1995. É Livre-docente (2005) pelo Departamento de Matemática da UNESP de Bauru. Coordena o Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" (www.ghoem.org) e atua nos cursos de graduação da UNESP de Bauru e nos Programas de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP de Rio Claro) e em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru). É editor do BOLEMA - Boletim de Educação Matemática - desde 2008, pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2001, e membro do CA-Ed (CNPq). Principais interesses de pesquisa: Formação de Professores de Matemática, História Oral, História da Educação Matemática, Narrativas, e Metodologias de Pesquisa.

Published

2017-01-25