Da duração situada: um estudo sobre historiografia, espaço e Educação Matemática

Autores

  • Marcelo Bezerra de Morais UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho http://orcid.org/0000-0003-4563-822X
  • Antônio Vicente Marafioti Garnica UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp77

Resumo

O principal objetivo deste artigo é defender uma concepção sobre historiografia que contemple não apenas a temporalidade, mas também a espacialidade, ou seja, a história como o estudo da duração situada, a atividade de produzir narrativas sobre os modos como num tempo-espaço os humanos vivem em comunidade. Particularmente, tematiza-se a História da Educação Matemática e a formação de professores que ensinam/ensinaram Matemática como campos de estudo aos quais a noção de espacialidade poderia trazer contribuições significativas.

Biografia do Autor

Marcelo Bezerra de Morais, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010),
mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (2012) e atualmente é Doutorando pelo mesmo programa, no qual realizou período sanduíche na Universidade de Lisboa (2015); é bolsista de doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Trabalha com Educação Matemática, atuando principalmente com o desenvolvimento de atividades que problematizam o ensino de matemática e pesquisas em História da Educação Matemática e Formação de Professores. Tem interesse nos seguintes temas: Metodologia de Pesquisa; Formação de Professores de Matemática; Sujeitos e Subjetividades; História, Memória e Narrativas; História Oral e Educação Matemática; Metodologias de Ensino de Matemática.

Antônio Vicente Marafioti Garnica, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bacharel em Matemática (1984) pela UNESP de Rio Claro, Mestre (1992) e Doutor (1995) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Realizou estágio de complementação na Universidade de Lisboa (1991) e Pós-doutorado na Indiana University Purdue University at Indianápolis - Estados Unidos (1999). Recebeu, com Paulo Freire, o prêmio Moinho Santista (atual Prêmio Fundação BUNGE) em Ciências da Educação no ano de 1995. É Livre-docente (2005) pelo Departamento de Matemática da UNESP de Bauru. Coordena o Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" (www.ghoem.org) e atua nos cursos de graduação da UNESP de Bauru e nos Programas de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP de Rio Claro) e em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru). É editor do BOLEMA - Boletim de Educação Matemática - desde 2008, pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2001, e membro do CA-Ed (CNPq). Principais interesses de pesquisa: Formação de Professores de Matemática, História Oral, História da Educação Matemática, Narrativas, e Metodologias de Pesquisa.

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Publicado

2017-01-25