Formação de professores em contexto de reforma curricular: uma proposta habermasiana em educação matemática

Autores

  • Deise Aparecida Peralta Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita"

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p63

Resumo

Este artigo discute o papel do professor de matemática em contexto de implantação curricular e as possibilidades de validação de uma formação de professores comprometida com o desenvolvimento de um sujeito capaz de emancipar-se na perspectiva da interação entre os mundos vivido, cultural e o sistêmico. Para tanto é tomada como referência a discussão da racionalidade filosófica e pedagógica das orientações para diretrizes do Currículo do estado de São Paulo, a partir do paradigma da Teoria da Ação Comunicativa. Participaram duas professoras que foram envolvidas em entrevistas e filmagens que caracterizaram seus discursos e práticas de ensino e de avaliação, antes e após uma intervenção. A intervenção foi composta por discussões, entre cada uma das professoras e a pesquisadora, sobre características e possibilidades de interpretação de diretrizes oficiais e práticas docentes à luz da teoria habermasiana. Tais discussões se mostraram um recurso de análise da própria prática que impedem a ocorrência de processos de subordinação às questionáveis diretrizes e procedimentos impostos pelas políticas e programas públicos da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Biografia do Autor

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita"

Professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP).

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Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos