A semiótica de Peirce e Saussure, contributos e limites para a teoria das representações semióticas de Raymond Duval e a análise da forma e conteúdo em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p1

Resumo

A teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval consiste num subsídio importante para a análise da produção dos alunos nas aulas de Matemática, pois trata dos gestos intelectuais que são materializados com o uso de representações, como a escrita numérica. O presente trabalho resgata aspectos históricos da Semiótica, presentes nas obras de Charles Sanders Peirce e Ferdinand de Saussure. Esses dois autores possuem apontamentos de Raymond Duval e são considerados fundadores de modelos de análise das diversas representações do pensamento humano. Diante dessas constatações, questiona-se: quais são os contributos e limitações das obras de Charles Sanders Peirce e Ferdinand de Saussure, considerados por Raymond Duval na Teoria das Representações Semióticas? Que reflexões a respeito da Matemática são possíveis a partir da análise dos aspectos históricos que circundam a teoria das Representações Semióticas? A partir desses questionamentos, o presente artigo, de natureza qualitativa e delineamento bibliográfico, objetiva-se em investigar aspectos da vida e obra desses dois teóricos apontando alguns dos conceitos presentes em suas obras, bem como contributos e limitações na perspectiva do teórico Raymond Duval em relação à Teoria das Representações Semióticas. Peirce com a tricotomia do signo, objeto e interpretante e Saussure ao analisar os signos no interior do sistema semiótico da língua, lançam chaves teóricas importantes para a análise dos sistemas semióticos utilizados na Matemática.

Biografia do Autor

Franciele Isabelita Lopes Novak, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Acadêmica de Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisadora na área da Educação Matemática e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa na Aprendizagem da Matemática (GEPAM)

Celia Finck Brandt, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é - professor adjunto a da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Aprendizagem da Matemática e Formação de professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de numeração, formação de professores, aprendizagem de matemática, registros de representações semióticas e a conceitualização em matemática , epistemologia genética e matemática,e educação matemática.

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Publicado

2018-04-18

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Artigos