Uso do software GeoGebra para desenvolver conhecimentos acerca de algumas propriedades da circunferência

Autores

  • Hiago Portella de Portella Centro Universitário Franciscano
  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p133

Resumo

Este artigo é um fragmento de uma pesquisa mais ampla e teve por objetivo utilizar a tecnologia para verificar a apropriação de propriedades de circunferência, como tangentes e cordas, as quais são fundamentais para desenvolver o conhecimento matemático e do raciocínio lógico em Geometria, no Ensino Fundamental, por meio de uma atividade realizada numa escola da rede municipal em Júlio de Castilhos, RS. Optou-se por utilizar o software livre GeoGebra para desenvolver a pesquisa, a qual caracterizou-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa. Apresenta-se uma das atividades propostas e resolvidas, a qual é descrita e analisada de acordo com os pressupostos teóricos utilizados. Considerou-se a importância desse software como ferramenta para o ensino de Geometria, na escola básica, auxiliando na passagem dos esquemas mentais concretos para o abstrato. Concluiu-se que os alunos compreenderam e apropriaram-se de conceitos como o de circunferências concêntricas, relacionando, no decorrer da resolução, conhecimentos próprios. Além disso, essa tecnologia computacional influenciou o processo de ensino aprendizagem de um tópico de Geometria Euclidiana, possibilitando ao professor inovar na busca de uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Hiago Portella de Portella, Centro Universitário Franciscano

Mestre em Ensino de Matemática

 

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano

Doutor em Educação

Downloads

Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos