Metodologia trabalho de projeto no ensino de testes de hipóteses: uma análise da idoneidade didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e57125

Resumo

Neste trabalho analisamos a idoneidade didática de uma intervenção de ensino sobre a aprendizagem de testes de hipóteses, baseada numa metodologia de trabalho de projeto, que foi implementada em 31 estudantes da Licenciatura de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2014-2015. Nessa intervenção de ensino, os estudantes organizaram-se em sete grupos e realizaram um trabalho de projeto, em que os vários dados produzidos pelos diferentes grupos foram estudados e discutidos segundo os componentes e indicadores da idoneidade epistémica, cognitiva e mediacional. A partir da análise produzida, em conclusão, verificou-se uma alta idoneidade epistémica e médias idoneidades cognitiva e mediacional.

Biografia do Autor

Gabriela Maria Gonçalves, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Professora Adjunta do departamento de matemática do ISEP.

Departamento de Matemática.

 

José António Fernandes, Universidade do Minho.

Professor associado do Instituto da Educação da UM.

Departamento de Estudos Integrados de Lieteracia, Didática e Supervisão.

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Publicado

2019-09-25

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Artigos