Caminhos trilhados pelo GT12 nas pesquisas em Educação Estatística no Brasil, no período de 2016 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62755

Resumo

A Educação Estatística é uma área de pesquisa recente no Brasil que tem buscado estudar e compreender os processos de ensino e aprendizagem da Estatística. O presente artigo tem por objetivo investigar as pesquisas em Educação Estatística realizadas pelos membros do Grupo de Trabalho 12 (GT12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), no período de 2016 a 2018. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental. Os dados foram analisados por meio da Análise Temática de Conteúdo que possibilitou identificar quatro focos de pesquisa: Currículo e livros didáticos; Formação de professores; Estratégias didáticas; Processos avaliativos e escalas de atitude e autoeficácia. Os resultados evidenciam que as investigações realizadas pelos membros do GT12 abarcam todos os níveis de ensino e apresentam diversidade teórica e metodológica. Considera-se fundamental que os resultados das pesquisas realizadas pelo GT sejam socializadas de forma a suprir as dificuldades tanto dos professores em trabalhar os conceitos estatísticos em sala de aula, quanto dos estudante em compreender estes conceitos e a aplicabilidade da Estatística na própria vida.

Biografia do Autor

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Matemática Licenciatura (1997), mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências associação ampla entre UFRGS, UFSM e FURG. Professora do Mestrado em Administração da FURG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância. Autora dos livros de Estatística I e II desenvolvido durante as disciplinas ministradas na modalidade a distância, onde atuou como professora e tutora a distância.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística