Tratamento da informação no nono ano do Ensino Fundamental: uma experiência a partir da tabela nutricional do biscoito cream cracker

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62872

Resumo

Diversas pesquisas no campo da Educação Matemática têm apontado que o ensino da Estatística e da Probabilidade contribui no desenvolvimento da capacidade crítica e da autonomia de indivíduos para que exerçam plenamente sua cidadania. Nesse contexto, apresentamos uma experiência de ensino, resultado parcial um projeto de pesquisa cujo objetivo é compreender as potencialidades da Educação Estatística para a compreensão de informações nutricionais, considerando o eixo da saúde como tema transversal para o Ensino Fundamental. O presente artigo, em especial, procura suscitar reflexões acerca de uma experiência com estudantes de nono ano de uma escola pública do Espírito Santo. Durante as seis aulas acompanhadas, no período de 01 a 14 de novembro de 2018, registramos observações do comportamento dos alunos, a interação entre os estudantes e os questionamentos suscitados. Além disso, as atividades desenvolvidas durante a sequência foram recolhidas para análise das resoluções de cada aluno. Ao final desta experiência, observamos que a atividade favoreceu a aprendizagem dos alunos em relação à Estatística, principalmente em função do tema em destaque. Por fim, concluímos que a realização dessa atividade possibilitou o amadurecimento dos estudantes, levando-os a pensar de forma crítica acerca da sua alimentação, principalmente no que toca o consumo de alimentos industrializados.

Biografia do Autor

Regiany Diorio da Conceição, Secretaria de Educação do Espírito Santo

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e Especialização em Ensino de Matemática pela mesma instituição (2019).

Lauro Chagas e Sá, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Ifes e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ícaro Chiabai, Instituto Federal do Espírito Santo

Aluno do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vila Velha. Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Victor Augusto Giraldo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Matemática (1991) e mestrado em Matemática Aplicada (1994) pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ), e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, com tese em Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática (2004), pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), com estágio de doutoramento no Institute of Education, University of Warwick, Reino Unido.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística