Miguel Aguayo e as mudanças no saber profissional do professor que ensina aritmética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e66753

Resumo

A ultrapassagem da vaga pedagógica intuitiva pelo movimento da Escola Nova, especificamente no que se refere à pedagogia científica, promoveu mudanças na formação de professores. Há uma transição entre o uso de materiais que visavam desenvolver as faculdades mentais da criança, para o uso dos experimentos realizados em laboratórios, principalmente por psicólogos, os responsáveis por determinar o que e em que ordem deveriam ser ministrados os ensinos. Desse modo, tendo em conta esse contexto de transição e os escritos de Hofstetter & Schneuwly (2017), referencial teórico-metodológico acerca da formação de professores, neste artigo foi tomado como objeto de análise um manual de Miguel Aguayo um autor best-seller da formação de professores em tempos de pedagogia científica. Tomado como documento para a pesquisa, interrogou-se o texto: que elementos do saber profissional do professor que ensina matemática estão postos em Aguayo (1936)? Como resultado é possível destacar que nesse manual, a proposta era que a aritmética deveria visar um fim prático, o qual seria obtido por meio da seriação dos exercícios, feita a partir dos testes psicológicos, o que, pela proposta, retiraria do professor parte de sua autonomia para o exercício profissional.

Biografia do Autor

Jefferson dos Santos Ferreira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutorando em Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

http://lattes.cnpq.br/3325869160976894

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professor Livre Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

http://lattes.cnpq.br/0648590779429965


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2020-04-06

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Artigos