“Resolva de cabeça e confira na calculadora”: análise de atividades em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e75128

Resumo

Muitas são as pesquisas a respeito do uso da calculadora em aulas de Matemática. No entanto, são escassas as referentes à análise de livros didáticos. Acreditamos que propostas de atividades com calculadora em situações de investigação, possuem potencial para romper a resistência do não uso desse recurso em aulas de Matemática, fomentando formação continuada aos professores que utilizam. Assim, neste artigo, analisamos, à luz dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica, atividades com calculadora em uma coleção de livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) mais distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático 2017. Constatamos que, o ambiente de aprendizagem, cenário para investigação com referência à matemática pura (tipo 2), é o que mais explora o potencial da calculadora, pois, atribui significado ao uso desse recurso em situações de investigação e argumentação matemática. Em relação às atividades analisadas, identificamos um total de 67 atividades com calculadora e observamos a predominância no eixo números e, referência à matemática pura no âmbito de lista de exercício. Atividades relacionadas a cenários para investigação foram escassas. Esses resultados evidenciam limitações para o trabalho didático com a calculadora. No cenário atual, não é suficiente utilizá-la apenas como um recurso de verificação de resultados. É necessário, portanto, que os autores de livros didáticos proponham atividades com calculadora que atribuam significado ao seu uso, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e raciocínio crítico dos estudantes.

Biografia do Autor

Luan Costa de Luna, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq, Grupo de Estudo em Educação Matemática e Estatística - GPEME e do - Grupo de Pesquisa em Educação Estatística no Ensino Fundamental - GREF. Foi membro do Projeto de Pesquisa em Rede Observatório da Educação/CAPES Edital 2012 (UFMS/UEPB/UFAL). Intercambista Internacional do Programa Santander na Universidad de Granada/Espanha (2015). Participou do Projeto de Extensão Curso Pró-ENEM como Professor e Coordenador da área de Matemática (2012 -2016) e do Projeto de Extensão UEPB sem Fronteiras (2016). Atua no campo de estudo e pesquisa da Educação Matemática, em especial sobre Educação Matemática Crítica, uso de calculadoras nas aulas de Matemática e Educação Estatística.

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2008); Formação doutoral em Psicologia da Educação Matemática pela Oxford Brookes University, Inglaterra (2003-2007); Mestrado em Psicologia Cognitiva pela UFPE (1998); Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1983). Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da UFPE, atuando como docente nos Cursos de Licenciaturas; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, EDUMATEC, e Coordenadora das Licenciaturas Diversas do Centro de Educação. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística, GPEME, e desenvolve e orienta estudos que abordam temas relacionados com o ensino e a aprendizagem de conhecimentos de Matemática e Estatística e suas interfaces com a formação de Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos em contextos escolares urbano, do campo e indígena. Seus estudos abordam ainda aspectos da Gestão escolar e planejamento do ensino da Matemática e Gestão dos usos das Tecnologias nos espaços das escolas públicas, analisando suas implicações para a formação de professores. 

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2021-03-09

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Artigos