The rhythm of the sets: an interdisciplinary experience between music and mathematics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e76008

Abstract

This study focuses on the creation and evaluation by the students of the pilot class “The rhythm of the sets” developed by the group “Musimática”, formed by three teachers from a public school of technical professional education of the high school. This process started in August 2019 with the development didactic proposal integrating music and mathematics. Two first-year classes from two different technical courses participated in the activity on November 28 of 2019. At the end of the class, questionnaires of the type differential scales were distributed, which were answered by 54 students in the total of the classes. The quantitative analysis of the results showed that the class “The rhythm of the sets” produced greater interest, motivation and engagement when compared to a traditional expository class (“normal class”) on the theme, however, the data showed the students still believe that the traditional lecture class is better for learning the content and the ability to solve exercises.

Author Biographies

Marcio Pizzi, Centro Federal Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Valença, Rio de Janeiro

Marcio Pizzi de Oliveira é mestre e o doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Música e Educação. Realizou o curso de Bacharelado em Música Popular Brasileira e o curso de Licenciatura em Música ambos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atuou por quatro anos no departamento de Propaganda e Marketing como professor concursado da Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC). É atualmente professor EBTT concursado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) na unidade Valença. Tem experiências nas áreas de produção musical, tecnologias digitais e recursos na área de educação musical.

Marcelo Chaves Silva, Centro Federal Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Marcelo Chaves Silva graduou–se em Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Desde 2008 é professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), onde leciona para turmas de educação profissional técnica de nível médio.

Daniel Sasaki, Centro Federal Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Daniel Guilherme Gomes Sasaki se graduou em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1993, concluiu Mestrado (1996) e Doutorado (2000) em Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) na área de Teoria Quântica de Campos. Desde 2003 é professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), onde leciona para turmas de educação profissional técnica de nível médio. Também é professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência,Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET-RJ onde ministra disciplinas e orienta alunos de Mestrado e Doutorado na área de metodologias ativas e novas tecnologias aplicadas ao ensino. Foi professor efetivo do extinto Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPECM) do CEFET-RJ. Em 2016, fez especialização na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere na Finlândia em Educação Inovadora para o século XXI, como professor selecionado do edital Professores para o Futuro do CNPq. Suas linhas de pesquisas atuais são metodologias de engajamento interativo no ensino, desenvolvimento de atividades didáticas com o uso de smartphones e tablets e técnicas de vídeo análise no ensino de física. Possui experiência em gestão acadêmica na função de coordenador de física do curso de educação profissional de nível médio do CEFET-RJ, entre abril de 2011 e janeiro de 2014. 

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Published

2020-12-10

Issue

Section

Relatos de Experiências