O ritmo dos conjuntos: uma experiência interdisciplinar entre música e matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e76008

Resumo

Este estudo tem como foco a criação e a avaliação pelos estudantes da aula piloto “O ritmo dos conjuntos” desenvolvida pelo grupo “Musimática”, formado por três professores de uma escola pública de Educação profissional técnica de nível médio. Esse processo começou em agosto de 2019 com o desenvolvimento de uma proposta didática integrando música e matemática. Duas turmas de primeiro ano de dois cursos técnicos distintos participaram da atividade no dia 28 de novembro de 2019. Ao final da aula foram distribuídos questionários do tipo de escalas diferenciais, que foram respondidos por 54 alunos no total das turmas. A análise quantitativa dos resultados revelou que a aula “O ritmo dos conjuntos” produziu maior interesse, motivação e engajamento quando comparada com uma aula expositiva tradicional (“aula normal”) sobre o tema, no entanto, os dados mostraram que os estudantes ainda acreditam que a aula expositiva tradicional é melhor para o aprendizado do conteúdo e da capacidade de resolver exercícios. 

Biografia do Autor

Marcio Pizzi, Centro Federal Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Valença, Rio de Janeiro

Marcio Pizzi de Oliveira é mestre e o doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Música e Educação. Realizou o curso de Bacharelado em Música Popular Brasileira e o curso de Licenciatura em Música ambos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atuou por quatro anos no departamento de Propaganda e Marketing como professor concursado da Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC). É atualmente professor EBTT concursado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) na unidade Valença. Tem experiências nas áreas de produção musical, tecnologias digitais e recursos na área de educação musical.

Marcelo Chaves Silva, Centro Federal Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Marcelo Chaves Silva graduou–se em Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Desde 2008 é professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), onde leciona para turmas de educação profissional técnica de nível médio.

Daniel Sasaki, Centro Federal Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Daniel Guilherme Gomes Sasaki se graduou em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1993, concluiu Mestrado (1996) e Doutorado (2000) em Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) na área de Teoria Quântica de Campos. Desde 2003 é professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), onde leciona para turmas de educação profissional técnica de nível médio. Também é professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência,Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET-RJ onde ministra disciplinas e orienta alunos de Mestrado e Doutorado na área de metodologias ativas e novas tecnologias aplicadas ao ensino. Foi professor efetivo do extinto Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPECM) do CEFET-RJ. Em 2016, fez especialização na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere na Finlândia em Educação Inovadora para o século XXI, como professor selecionado do edital Professores para o Futuro do CNPq. Suas linhas de pesquisas atuais são metodologias de engajamento interativo no ensino, desenvolvimento de atividades didáticas com o uso de smartphones e tablets e técnicas de vídeo análise no ensino de física. Possui experiência em gestão acadêmica na função de coordenador de física do curso de educação profissional de nível médio do CEFET-RJ, entre abril de 2011 e janeiro de 2014. 

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Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Relatos de Experiências