Continuing teacher education and the work with time measurement at the national meeting of mathematical education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82450

Keywords:

Horizonte valorativo. Gênero entrevista pingue-pongue. Círculo de Bakhtin.

Abstract

The aim of this article is to highlight that the relevance of continuing education in the professional trajectory of teachers requires their presence in all contact opportunities that enable their access to knowledge developed and produced in human signification processes. In order to do so, teaching actions of a teacher training activity developed during the XIII National Meeting of Mathematical Education, with professionals who teach Mathematics in Elementary School, are presented here and analyzed. The concept of time measurement was collectively explored in a ludic way and guided by actions based on the activity theory and by the theoretical-methodological principles of the Teaching-Orienteering Activity. The conceptual nexuses present in the concept of time measurement were worked through the proposal of a learning trigger situation, which made possible a reflection on the part of teachers regarding the organization of teaching for this concept in particular. We conclude that, if well-structured and well-founded, teacher training processes can and should take place in all spaces that allow teachers to reflect and analyze their professional activity and, therefore, enable them to set in motion the signification of their teaching activities.

Author Biographies

Neusa Maria Marques de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Pós-doutorado na FE/USP/SP em Educação Matemática (2013); doutorado em Educação (Currículo) (2003 )- PUC/SP; mestrado em Educação (1994)-UNESP/Marília-SP; graduação em Matemática Licenciatura - (1984) e em Pedagogia (1988); Atua como Docente colaboradora do programa de Pós Graduação em Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com vínculo de Professora Associada II aposentada. Desenvolve pesquisa e orientações de dissertações e teses na vertente da Teoria Histórico-Cultural com ênfase na Teoria da Atividade, área: formação inicial e contínua de professores que ensinam Matemática.

Ana Paula Gladcheff Munhoz, Pesquisador autônomo

Possui habilitação específica do Ensino Médio para o magistério (habilitação profissional plena); graduação em licenciatura em Matemática pelo ICMC/USP, São Carlos (1993); aperfeiçoamento em Ciência da Computação pelo ICMC/USP, São Carlos (1996); mestrado em Ciências da Computação junto à linha de pesquisa "Qualidade de Software Educacional", pelo IME/USP, São Paulo (2001), com a orientação da Prof.a Dra. Dilma Menezes da Silva; doutorado em Educação junto à linha de pesquisa "Ensino de Ciências e Matemática", pela FE/USP, São Paulo (2015), com a orientação do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura; e pós-doutorado junto à linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática", pelo CECH/UFSCar, São Carlos (2019), sob a supervisão da Prof.a Dra. Maria do Carmo de Sousa. Tem experiência na área de Educação e atuou nos seguintes temas: formação de professores dos anos iniciais, qualidade de software, instrumento de avaliação da qualidade de software educacional, software educacional de Matemática direcionado ao Ensino Fundamental e desenvolvimento de projetos pedagógicos de cursos para o Ensino Superior. Participou dos projetos de pesquisa "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino", integrado ao Programa Observatório da Educação e, "Gênese e desenvolvimento da organização do ensino de matemática em um município paulista", no âmbito do programa Melhoria do Ensino Público. É membro do GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica) e do GEPEAMI (Grupo de Estudos e Pesquisa do Ensino e Aprendizagem da Matemática na Infância).

Anelisa Kisielewski Esteves, Universidade Anhanguera Uniderp

Doutora em Educação e mestre em Educação Matemática, pela UFMS. Graduada em Pedagogia. Professora do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matem´ática da Universidade Anhanguera Uniderp e da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.

Amanda Cristina Tedesco Piovezan, Pesquisador autônomo

Possui graduação em Matemática pela Universidade Ibirapuera (2006), em Pedagogia pela Universidade Bandeirantes (2007) e mestrado profissional em Ensino de Astronomia pela IAG/USP (2020). Atua como professora do ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo desde 2008.

Moisés Alves Fraga, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2011) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é doutorando em Educação, docente de Matemática e coordenador de olimpíadas científicas na Escola Santa Marina. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação Matemática, Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade. Estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica - GEPAPe.

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Published

2022-03-25

Issue

Section

Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática