Interface entre os fazeres matemáticos da cultura africana ganesa manifestados em tecidos e as práticas desenvolvidas em sala de aulas à luz da Etnomatemática

Autores

  • Eliane Costa Santos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB
  • Ezequias Adolfo Domingas Cassela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-7703-0097

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e90327

Palavras-chave:

Etnomatemática, Cultura africana, Tecidos de Gana, Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo, procuramos compreender a relação dos tecidos de Gana com a Matemática acadêmica ensinada em sala de aulas, no sentido de tornar possível a aprendizagem de Matemática baseada em contextos específicos. Nesta perspectiva, o estudo explorou os resultados de uma pesquisa desenvolvida por Santos (2008), no âmbito da elaboração da sua dissertação de mestrado, defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A pesquisa objetivou-se em levantar alguns saberes matemáticos embutidos nos tecidos Kente da cultura de Gana, com vista estabelecer uma ligação com atividades desenvolvidas em sala de aula. A mesma foi encaminhada a dar resposta na seguinte questão científica: Como a cultura africana, por meio das representatividades dos fazeres do tear africano Kente, pode contribuir com os processos de ensino-aprendizagem em uma sala de aula de matemática? Para tal, adotou-se metodologicamente o paradigma qualitativo, utilizando fundamentalmente a entrevista como a principal técnica de recolha de dados. O principal referencial teórico foi tomado de Ubiratan D’Ambrosio. Os resultados obtidos, permitiram a elaboração de atividades que permitem o diálogo entre os saberes culturais com a Matemática acadêmica.

 

Biografia do Autor

Eliane Costa Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira e Professora associada da ULAN – Universidade LuejiA’NKonde/Dundo/Angola. Coordenadora do GIEPEm – Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática

Ezequias Adolfo Domingas Cassela, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Matemática para professores pela Universidade da Beira Interior Portugal, Doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, docente da Escola Superior Pedagógica do Bié, Departamento de ciências Exatas, sector de Matemática, Cuito-Bié, Angola, membro do GIEPEm – Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática

 

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Publicado

2022-11-21

Edição

Seção

Artigos