Significados em Aulas de Matemática e em Outras Práticas: Problematizações a Partir da Virada Linguística
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp96Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela discussão a respeito do significado e de aprendizagem. Um modo de analisar se o significado aprendido na escola se mantém em diferentes práticas seria observando estudantes em outras práticas não escolares. Este foi o procedimento da pesquisa cujo corpus foi constituído através da observação participante com um grupo de estudantes do ensino fundamental. O referencial teórico está centrado na noção de aprendizagem situada de Jean Lave em que são considerados os aspectos sociais e o contexto em detrimento às abordagens estritamente psicológicas conhecidas no campo da Educação. Ao tema da aprendizagem situada foram agregadas discussões filosóficas relativas à concepção wittgensteiniana de significado nos usos, na prática da linguagem. A análise indicou a pertinência do referencial e que a situação influencia no modo de praticar a matemática. Neste sentido, a pesquisa não corrobora uma concepção de aprendizagem como posse, que fica associada à ideia de transferência de conhecimentos, em que o significado seria carregado de uma situação a outra. Assim, a presente abordagem favorece a compreensão da noção de aprendizagem situada de modo a problematizar aspectos da noção de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).