Problematização e mentalidades de crescimento no contexto da aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100754Palavras-chave:
Mentalidade de crescimento em matemática, Resolução de problemas matemáticos, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que objetivou identificar potencialidades para a aprendizagem matemática em estudantes de anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na problematização e no desenvolvimento de mentalidades de crescimento em matemática. A pesquisa foi conduzida através de oficinas de matemática com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Bagé, Rio Grande do Sul. Por meio do aporte teórico-metodológico da pesquisa ação, as oficinas propiciaram a produção de dados de pesquisa e foram organizadas para proporcionar aos estudantes momentos de letramento matemático e de interação com suas experiências pessoais. O contexto de análise dos dados trilhou a perspectiva teórica do desenvolvimento de mentalidades matemáticas; mentalidade fixa e mentalidade de crescimento. Os resultados mostraram que a resolução de problemas, na perspectiva da mentalidade de crescimento em matemática, favoreceu um ambiente ativo e mais participativo. Com a presença do trabalho colaborativo e da resolução aberta de problemas, os estudantes encontraram ferramentas para a construção de hipóteses e entenderam que errar faz parte do aprendizado, pois os erros estimulam o cérebro. Em contrapartida, atividades rotineiras demonstraram favorecer uma aula de matemática mais voltada a procedimentos, sem significado ou articulação com a realidade. Por fim, concluímos que é necessário estimular as crianças desde cedo com atividades complexas, para assim fomentar o esforço e a participação ativa na construção do conhecimento matemático.
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