Problematização e mentalidades de crescimento no contexto da aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e100754

Palavras-chave:

Mentalidade de crescimento em matemática, Resolução de problemas matemáticos, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que objetivou identificar potencialidades para a aprendizagem matemática em estudantes de anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na problematização e no desenvolvimento de mentalidades de crescimento em matemática. A pesquisa foi conduzida através de oficinas de matemática com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Bagé, Rio Grande do Sul. Por meio do aporte teórico-metodológico da pesquisa ação, as oficinas propiciaram a produção de dados de pesquisa e foram organizadas para proporcionar aos estudantes momentos de letramento matemático e de interação com suas experiências pessoais. O contexto de análise dos dados trilhou a perspectiva teórica do desenvolvimento de mentalidades matemáticas; mentalidade fixa e mentalidade de crescimento. Os resultados mostraram que a resolução de problemas, na perspectiva da mentalidade de crescimento em matemática, favoreceu um ambiente ativo e mais participativo. Com a presença do trabalho colaborativo e da resolução aberta de problemas, os estudantes encontraram ferramentas para a construção de hipóteses e entenderam que errar faz parte do aprendizado, pois os erros estimulam o cérebro. Em contrapartida, atividades rotineiras demonstraram favorecer uma aula de matemática mais voltada a procedimentos, sem significado ou articulação com a realidade. Por fim, concluímos que é necessário estimular as crianças desde cedo com atividades complexas, para assim fomentar o esforço e a participação ativa na construção do conhecimento matemático.

Biografia do Autor

Marlize dos Santos Gloger, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino - UNIPAMPA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2011) e especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná (2015). Tem experiência na educação municipal e estadual, atuados por seis anos na Rede Municipal de Santiago/RS (atualmente com licença interesse concedida), e oito anos na Rede Estadual de Educação. Atuou como assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Santiago (SMEEC). Foi formadora local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), certificado pela UNIPAMPA. Atualmente é professora de Anos Iniciais na Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e coordenadora pedagógica na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Maria Ferraz, ambas na cidade de Bagé/RS. 

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Sonia Maria da Silva Junqueira, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente do curso de Matemática-Licenciatura e Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Mestra e Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É membro dos grupos de pesquisa: "Grupo de pesquisa sobre aprendizagens, metodologias e avaliação" (GAMA) UNIPAMPA-BAGÉ-RS e Grupo Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente - ForProfMat- PUC-SP. Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Universidade de Taubaté - SP (UNITAU-SP); em Matemática, pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena-SP (atual Escola de Engenharia de Lorena - USP); Licenciada em Matemática e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP). Atuou como professora de Matemática e Física na Educação Básica e em cargos de gestão escolar na Secretaria de Estado e Educação de São Paulo e na Rede Municipal de Ensino de Taubaté.

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Publicado

2024-11-08

Edição

Seção

Artigos