História da Educação Matemática: interrogações metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este texto discute aspectos teórico-metodológicos envolvidos em pesquisas da história da educação matemática. A argumentação desenvolvida alinha as investigações de caráter histórico, no âmbito da educação matemática, à história, à história da educação. Assim, o trabalho defende a idéia da necessidade dos historiadores da educação matemática ficarem de posse do instrumental utilizado por historiadores, em seu ofício de produzir história. Afastando-se do viés didático de pensar a história com instrumento de ensino, o texto intenta discutir a pesquisa, em história da educação matemática, como o alargamento da compreensão do processo de escolarização dos saberes, em particular, da matemática.Downloads
Publicado
2007-01-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).