O significado em atividades de modelagem matemática: um olhar sobre pesquisas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp124Resumo
Neste artigo examinamos trabalhos que tematizam o significado no âmbito do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática visando à apresentação de um retrato com relação à questão: Como se entende o significado no âmbito do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática em pesquisas brasileiras? Para tanto analisamos trabalhos de dois periódicos, dois eventos e de um livro organizado pelo GT de Modelagem Matemática. Dos cento e dois trabalhos pesquisados, em quarenta e três deles os autores se referem ao significado dos quais dez usam de algum pressuposto teórico para tratar dessa referência. Assim, o mapeamento e a discussão da produção acadêmica selecionada nos possibilitaram ter clareza de que a atribuição/produção de significado é considerada uma das finalidades da introdução de atividades de modelagem em diferentes circunstâncias educacionais. Se em muitos trabalhos a noção de significado é usada de forma intuitiva e sem referência a uma teoria, em outros pudemos identificar perspectivas teóricas que subsidiam as argumentações dos autores. O que da análise desses trabalhos se pode inferir é que em atividades de modelagem o significado vai para além do estabelecimento da associação nominativa entre palavra (ou signo) e objeto, mas é constituído por meio de relações, usos e produtos que vão se evidenciando no decorrer do desenvolvimento da atividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).