A prova dos nove e o caso da “Arithmetica Primaria” de Cezar Pinheiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p54Resumo
Este artigo está inserido no campo da história da educação matemática e busca estudar um conteúdo matemático não mais prescrito nos livros didáticos atuais, mas que foi ensinado em tempos passados nas escolas: a prova dos nove. Assim, pretende-se apresentar os primeiros indícios, as diferentes maneiras de interpretá-la e as demonstrações da prova dos nove para as quatro operações fundamentais. Também se apresentam os diferentes termos e significados da “prova dos nove” e “noves-fora”, explicando a regra prática do segundo. Por fim, será realizada uma análise da abordagem da prova dos nove, tomada como exemplo na obra de Cezar Pinheiro, nomeada “Arithmetica Primaria”, de 1902. Nota-se que nesta obra a prova dos nove está vinculada aos ensinamentos das quatro operações aritméticas e trata-se de um prova de verificação de cálculo escrito, que não é considerada como uma prova real pelo autor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).