A prova dos nove e o caso da “Arithmetica Primaria” de Cezar Pinheiro

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p54

Resumo

Este artigo está inserido no campo da história da educação matemática e busca estudar um conteúdo matemático não mais prescrito nos livros didáticos atuais, mas que foi ensinado em tempos passados nas escolas: a prova dos nove. Assim, pretende-se apresentar os primeiros indícios, as diferentes maneiras de interpretá-la e as demonstrações da prova dos nove para as quatro operações fundamentais. Também se apresentam os diferentes termos e significados da “prova dos nove” e “noves-fora”, explicando a regra prática do segundo. Por fim, será realizada uma análise da abordagem da prova dos nove, tomada como exemplo na obra de Cezar Pinheiro, nomeada “Arithmetica Primaria”, de 1902. Nota-se que nesta obra a prova dos nove está vinculada aos ensinamentos das quatro operações aritméticas e trata-se de um prova de verificação de cálculo escrito, que não é considerada como uma prova real pelo autor.

Biografia do Autor

Alana Godoy Lacava, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC.

Especialista em Educação Matemática.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC.

Doutor em Educação Matemática.

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Publicado

2016-07-07

Edição

Seção

Artigos