Primeira olimpíada brasileira de matemática dos anos iniciais – OBMEP: uma análise dos resultados obtidos pelos alunos e das percepções dos professores sobre o instrumento aplicado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e66169

Resumo

O presente estudo, parte de uma pesquisa de Pós doutorado, analisa a participação dos estudantes de 4º e 5º anos na 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A e as percepções dos seus professores sobre a avaliação aplicada. A pesquisa foi elaborada por meio de respostas oriundas de questionários respondidos por 92 professores e gestores das escolas públicas do Vale dos Sinos, Paranhana e Caí sobre o desempenho dos seus alunos nas provas e a compreensão destes envolvidas sobre o instrumento aplicado. De acordo com resultados obtidos, as questões com maior porcentagem de alunos que cometeram erros, referem-se principalmente aos conteúdos das unidades temáticas de álgebra, grandezas e medidas; para metade dos professores, as questões apresentaram um grau de dificuldade superior das que são trabalhadas em aula; de forma expressiva os educadores apresentam dificuldade de trabalho em sala de aula com questões de Geometria e álgebra e destacam que nas escolas não deixam trabalhar estes conteúdos, porque pedem para priorizar as quatro operações.

Biografia do Autor

Cláudio Cristiano Liell, ULBRA Faculdade Anhanguera Caxias do Sul Faculdade Murialdo Faculdade Cenecista Farroupilha

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

DOUTOR EM ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

PÓS-DOUTOR EM ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

lattes: http://lattes.cnpq.br/4279414201838984

Arno Bayer, ULBRA-PPGECIM http://lattes.cnpq.br/5125527979563280

Doutor em Ciências da Educação

Professor do programa PPGECIM ULBRA

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Publicado

2020-08-28

Edição

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Artigos