A percepção inicial da Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67675Resumo
Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados preliminares da pesquisa em desenvolvimento, na área em Educação Matemática pela Universidade do Minho (Portugal). Faz-se um estudo de caso em dois contextos profissionais, com um viés sobre a Etnomatemática em dois cursos da modalidade de ensino PROEJA: Técnico em Edificações e Técnico em Reciclagem, do Instituto Federal de Brasília. Verificando o uso do conhecimento informal nas profissões de alguns alunos que atuam na construção civil e catadores de materiais recicláveis. O objetivo da investigação é averiguar o efeito de uma intervenção didática que contemple o conhecimento matemático adquirido pelos alunos do PROEJA em atividades profissionais na aprendizagem da matemática. Baseia-se na metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso, obteve-se os dados por observação, questionamentos, registros, relatórios e recursos audiovisuais. Os resultados preliminares identificaram ausência da Etnomatemática na práxis docente e, observou-se na análise dos relatórios dos 12 alunos do curso Técnico em Edificações, que 7 deles trabalham na construção civil, sendo que apenas 4 descreveram o uso da matemática informal nas atividades laboral. Em relação aos resultados do curso Técnico em Reciclagem, fizeram parte da investigação 12 alunos, 6 deles trabalham como catadores de galpão e identificaram o uso da matemática, de forma limitada. Ressalta-se que não houve critério para o número total de alunos de ambos os cursos.
Referências
Bardin, L. (2011). Content analysis. São Paulo: Editions. 70.
Base Document. (2007). Ministry of Education - Secretariat of Professional and Technological Education: National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the 15 Youth and Adult Education Modality - PROEJA. Brasilia.
Bernartt, M. L., & Peza, G. (2011). The trajectory of studies on “theoretical and methodological references in rural education: the pedagogy of alternation”. Journal of Human Sciences, 12(18), 39-56.
Bicudo, M. (2010). Philosophy of Mathematical Education from a phenomenological perspective. In: Bicudo, MAV (Org.) Philosophy of Mathematical Education Phenomenology, Conceptions, Didactic-Pedagogical Possibilities. São Paulo: UNESP.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Qualitative research in education: an introduction to theory and methods. Porto publisher.
Costa, L. F. M. & Oliveira, A. M. L. (2009). Daily life and Mathematics: an experience in the formation of indigenous teachers. Manaus: BK Editora.
D'Ambrósio, U. (1993). Ethnomathematics: art or technique of explaining and knowing. São Paulo: Attica.
D'Ambrósio, U. (2013). Ethnomathematics - Link between traditions and modernity. 5th edition. Belo Horizonte: Authentic Publisher.
Demo, P. (2015). Methodology of scientific knowledge. 1st ed. - 13. Reimp. - São Paulo: Atlas.
Federal District Planning Company. (2018). FEDERAL. District Household Sample Survey of the Federal District – PDAD-DF – 2018. Retrieved from http://www.codeplan.df.gov.br/pdad-2018/
Federal Institute of Brasilia. (2014). Technical Course Plan in Buildings Integrated to High School / PPC - PROEJA Modality. Federal Institute of Brasília - Campus Samambaia.
Federal Institute of Brasilia. (2018). Technical Course Plan in Recycling Integrated to High School / PPC - PROEJA Modality - In Pedagogy of Alternation. Federal Institute of Brasília - Structural Campus.
Flick, U. (2009). Qualitative research design. Porto Alegre: Artmed.
Gohn, M. D. G. (2006). Non-formal education in social pedagogy. In Proceedings of the 1. I International Congress of Social Pedagogy. Retrieved from http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100034&script=sci_arttext&tlng=pt
Institute of Pure and Applied Mathematics. IMPA. (2018). Biennium brought society and mathematics closer together. Retrieved from https://impa.br/noticias/com-o-bienio-sociedade-e-meios-de-comunicacao-estao-mais proximo-da-matematica /
Klein, L. R. (2003). Literacy of young people and adults - questions and proposals for pedagogical practice in the historical perspective. Brasília: Universa.
Libâneo, J. (1992). Democratization of the Public School (The Social-Critical Pedagogy of contents). São Paulo: Loyola.
Marchon, F. L. (2016). Mathematical and ethnomathematics education: entanglements and philosophical possibilities.1. ed. - Curitiba: Appris.
Oliveira, A. M. L. (2013). Preliminary Results: Survey of years of study in elementary school by the PROEJA Teaching Modality - Course of Buildings and the numbers in relation to gender. Educacion Notebook, Technology and Society, 4 (1), 113-126.
Oliveira, R. (2016). Islands of excellence amid chaos. Jornal El País. Retrieved from https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/09/economia/1481304596_960196.html.
Pires, E. M. C. P. (2008). A study of Ethnomathematics: Mathematics practiced by stonemasons. Dissertation (Master in Science Teaching - Specialty in Teaching Mathematics). Department of Education, Open University. Retrieved from https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1359
Ponte, J. P. (1994). The case study in research in mathematics education. Quadrant, 3 (1), 3-18.
Rosa, M. & Orey, D. C. (2014). Polysemic interlocutions between Ethnomathematics and the Different Ethno-x Fields of Knowledge. Education in Review. Belo Horizonte, 30 (3), 63-97.
Silva, G. R. (2012). Culture and Mathematics, Dialogues with Differences: a case study of the Ethnomathematics of the Rural Settlement Natur de Assis. Dissertation (Master in Culture and Society) - Institute of Humanities, Arts and Sciences Multidisciplinary Graduate Program in Culture and Society. Salvador: Federal University of Bahia.
Silva, J. M. P., & Neves, R. D. S. P. (2016). Ethnomathematics: possible convergences on the idea of Language Games. Revemat: Electronic Journal of Mathematical Education, 11, 283-296. Retrieved from https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11nespp283
Silva, L. C, & Souza, P. H. (2012). PROEJA and the profile of its students in the Technical Building Course. Itinerarius Reflectiones Magazine. 8 (2), 01-15.
Silva, P. H. I. (2015). What we do than what we do: social trajectories and militancy among recyclable material collectors in Brazil. Thesis (Doctorate in Postgraduate Program in Sociology) - Brasília: University of Brasília.
Sobrinho, S. C. (2017). Institutional Guidelines and the Curriculum Integration Perspective at IF Farroupilha. In: ARAUJO, Adilson C.; SILVA, Claudio N. N. (Orgs). Integrated high school in Brazil: fundamentals, practices and challenges. In. Brasília: Ed. IFB.106 - 140.
Velho, E. M. H. & DE LARA, I. C. M. (2011). Mathematical knowledge in everyday life: an ethnomathematical approach. Alexandria: Journal of Education in Science and Technology, 4 (2), 3-30.
Yin, R. K. (2001). Case study: planning and method. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).