A percepção de professores egressos de um curso de licenciatura sobre sua formação matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e68019Resumo
A pesquisa teve como objetivo investigar a percepção sobre a própria formação matemática de professores egressos de um curso de licenciatura para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Como metodologia, recorreu-se à análise documental, com consulta ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC), incluindo as ementas, confrontando com dados oriundos de questionários respondidos por egressos do período regular do curso, entre os anos de 2010 e 2014. A partir das análises, evidenciou-se existir uma proposta curricular traduzida parcialmente em sala de aula, haja vista existirem carências de conteúdos específicos de matemática e de desenvolvimento deles em situações práticas, bem como a percepção nas ementas de assuntos gerais de matemática que não repercutem em aprofundamento e ampliação de enfoques no decorrer do tempo de formação e que limitam uma melhor percepção sobre a formação matemática. Conclui-se haver necessidade de ampliação de assuntos matemáticos e reformulação nas abordagens de suas práticas para o fortalecimento da formação matemática do professor no curso investigado.
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