Licenciatura em Educação do Campo no ENEM e SIPEM: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e95593

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação Matemática, Licenciatura, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura que objetivou identificar os trabalhos que abordam a Educação do Campo nas últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), ocorridas entre 2009 e 2022 e tematizam questões ligadas à Licenciatura em Educação do Campo. Guiados pela seguinte questão: “Quais são discussões presentes nos trabalhos que versam sobre a Licenciatura em Educação do Campo no ENEM e no SIPEM entre 2009 e 2022?”, selecionamos e analisamos os trabalhos erguidos nesta pesquisa a partir de quatro categorias emergentes de análise. Por fim, apresentamos considerações a partir dos resultados e possibilidades de pesquisas e do quadro atual público relacionado à Educação do Campo no Brasil.

Biografia do Autor

Márcia Regina de Souza Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - Unir, Campus de Ji-Paraná, (1996). Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa, FAEL (2020). Especialização em Educação Matemática (2001), Gestão Escolar (2002), Mídias em Educação (2013) e Gestão Pública Municipal (2016). Mestrado Acadêmico em Educação Matemática (2021). Doutoranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista -Unesp/Bauru (2022). Compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp/CNPq). Representante da Unesp na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Professora de Matemática da rede estadual de ensino, desde 1998. Exerceu interinamente a função de Secretária Municipal de Educação no município de Ji-Paraná/RO (2017 e 2018). Foi professora Formadora de Matemática e Lógica do Proformação, Professora Formadora de Matemática do Gestar I e II, Atuou no Ensino Fundamental anos iniciais e finais, Ensino Médio; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; Formação Continuada do Projeto Açaí para professores/as indígenas; Formação Continuada na Coordenadoria Regional de Ensino - CRE, Ji-Paraná/RO com Oficinas de Matemática, Gestão Democrática para o fortalecimento dos Conselhos Escolares, Grêmio Estudantil e Programa Saúde na Escola- PSE. Exerceu o mandato legislativo no município de Ji-Paraná/RO no período de 2009 a 2016. Atualmente é diretora Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM/RO. Pesquisa em Etnomatemática, Formação de Professores, Educação do Campo e Currículo. Mãe de três belas criaturas: Gabriella, Mateus e Pedro. 

Sílvia Letícia da Silveira Neves Barboza, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível (1997). É membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC), do(a) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora efetiva na Rede Municipal de São José do Rio Preto, SP, (1997-2009), atuou como docente na Educação Especial (2003), atuou na Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I (2004). Na Educação de Jovens e Adultos (2008), em 2009 efetiva como Diretora de Escola, atuando na gestão escolar (2009-2016). Em janeiro de 2017 passou a exercer a função de Assistente Técnico da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de S. J. do Rio Preto, em agosto de 2017 passou a exercer o cargo de Coordenadora Administrativa da Secretaria Municipal de Educação de S. J. do Rio Preto. Em março de 2018 na gestão escolar na Educação Infantil de 0 a 3 anos - modalidade creche. Como Assistente Técnico em um projeto de contraturno no Fundamental I (2018-2020). A partir de janeiro de 2021 na gestão escolar na Educação Infantil de 0 a 3 anos da Rede Municipal de S. J. do Rio Preto. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em gestão escolar e interessa-se pelos assuntos de Formação de Professores, Educação Infantil e Currículo. Cursou no primeiro semestre de 2022, na qualidade de aluna especial, a disciplina "Educação Intercultural e Estudos Decoloniais" do Programa Educação para a Ciência da Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista - Câmpus Bauru (08 créditos com carga horária de 120h) e a disciplina "Decolonialidade e Matemática" do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (04 créditos com carga horária de 60h). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência (PPGEdC) da Universidade Estadual Paulista - Câmpus Bauru. 

Larissa Gonçalves Faria Rocha, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Licenciada em Física (2023) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Compõe o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC/Unesp/CNPq). É Segunda Coordenadora Geral do Diretório Acadêmico "César Lattes" (Bauru/FC/UNESP) e membro do Coletivo Katherine Johnson. Foi membro suplente da Congregação da Faculdade de Ciências, membro do Concelho de Curso de Física (2019 - 2021), membro fundador do Centro Acadêmico da Física "Rodrigo Leandro", em que atuou na Coordenadoria Geral (2019-2021) e representante titular de turma (2019) (FC/UNESP). Foi bolsista CAPES no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2020 - 2022). Seus estudos e reflexões ocorrem no âmbito do Ensino de Física, políticas públicas, currículo e diversidades de gêneros e sexualidades.

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência, Mestre em Educação para a Ciência (2023) e Licenciado em Matemática (2020) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Compõe o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (Nipac/Unesp/CNPq). Atua como membro do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade (Nugens) da Unesp. Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências e ao Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal (2018-2019) e Bolsista do CNPq no Pibic na área de Educação (2019-2020). Representante da Unesp na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (2023-2026) e Editor da seção Artigos Científicos da Revista de Educação Matemática - REMat (Qualis A3). Seus estudos e reflexões ocorrem no âmbito da Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Filosofia (Filosofia Política/ Teoria Crítica).

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Livre-docente em Educação Matemática, Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi bolsista de Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho), sob supervisão do Prof Dr José Augusto Pacheco. Foi bolsista produtividade do CNPq de 2015 a 2021. Atualmente é professora no Departamento de Economia, Administração e Educação no campus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Unesp campus Bauru). Lidera o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC/Unesp), sendo também pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica (Unesp). Integra a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) e a Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (Sofie). Atua como Secretária na Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (2023-2026). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (Redpeel). Editora da Revista Currículo, Cultura e Identidade (Recculti). Tem experiência em Educação Matemática e atuado em atividades de pesquisa, permeando os campos da Filosofia (Teoria Crítica) e do Currículo. Mãe do Raphael, da Bianca e do Davi.

Referências

Arroyo, M. G. (2007). Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cadernos Cedes, 27, 157-176.

Caldart, S. R. (Org.). (2010). Caminhos para transformação da escola: reflexões desde práticas de licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular.

Caldart, R. S., Pereira, I. B.; Alentejano, P., & Frigotto, G. (2012). Dicionário da

Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular.

Diniz, D. C., & Barros, A. (2016). A licenciatura em educação do campo na formação de professores em ciências da natureza e matemática no maranhão. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 21 de julho, 2023, de: https://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7600_3711_ID.pdf

Eleutério, R. C. (2019). O ensino de matemática na escola do campo: contribuições de uma prática de ensino à luz da etnomatemática. Trabalho de Conclusão de Curso. Dois Vizinhos: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Retirado em 21 de julho, 2023, de: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24738

Fernandes, B. M., & Molina, M. C. (2004) O campo da Educação do Campo. In M. C. Molina & S. M. S. A. Jesus. (Org.). Por uma Educação do Campo. (p. 53-89). Brasília: NEAD.

Fernandes, F. L. P. (2016). Práticas profissionais do campo e a Matemática: um olhar para a perspectiva pedagógica da Etnomatemática na licenciatura em Educação do Campo. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 21 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7787_3622_ID.pdf

Fernandes, F. L. P. (2022). Um estudo sobre a formulação de problemas na Licenciatura em Educação do Campo. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Fernandes, F. S. (2019). Formação de Professores de Matemática em Licenciaturas em Educação do Campo: entre cartas, epistemologias e currículos. Bolema, 33, 27-44.

Fernandes, F. L. P. & de Souza, M. C. (2018). Formação de professores para a Justiça Social e a Educação do Campo: um olhar para as práticas de letramento. Anais do 7o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Fernandes, F. S., & Mendanha, R. M. (2022). Por outras revoltas dos quebra-quilos: história da educação matemática em interpelações decoloniais. Revista de História da Educação Matemática, 8, 1-15.

Gonçalves, K. L. N. (2016). Formação de Educadores Matemáticos do campo: desvios sinuosos. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 21 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6328_4190_ID.pdf

Lima, A. S., Khidir, K. S., Fernandes, & Fernandez, F. L. P. (2021). Formação de professores de matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola. Anais do 8o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Edição Online: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Ledur, D. B., Kiefer, J. G., & Mariani, R. D. C. P. (2023). Educação do Campo no Encontro Nacional de Educação Matemática (2013-2019). Educação & Realidade, 48, e122447. Retirado em 21 de julho, 2023, de: https://doi.org/10.1590/2175-6236122447vs01

Lima, A. S., & Lima, I. M. S. (2016). As formações matemáticas, pedagógicas e sociopolítica de professores em curso de Licenciatura em Educação do Campo. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado de 11 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5214_3828_ID.pdf

Lima, A. S., & Lima, I. M. S. (2019). A formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo: uma análise da matriz curricular. Anais do 13o Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 11 de julho, 2023, de: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/download/2033/1704

Lima, A. S. & Lima, I. M. S. (2019). Diálogo, investigação e criticidade em um curso de Licenciatura em Educação do Campo. Rematec, 14(32), 67-79.

Magnus, M. C. M. (2019). Campo enquanto espaço de produção de saberes. Anais do 13o Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Magnus, M. C. M. (2019). Modelagem matemática na educação do campo: alunas(os) em movimento. Anais do 13o Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Menezes, D. N., & Manoel, C. A. L. C. (2022). Uma análise das entrevistas de alunos campesinos inseridos em uma escola urbana de Campo Grande – MS. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Molina, M. C. (2014). Licenciatura em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais. Brasília: MDA.

Molina, M. C. (2017). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA.

Monteiro, C. E. F. (2020). Relações entre Educação Matemática e Educação do Campo: análise de publicações recentes. REMATEC, 15(36), 108-129.

Neto, J. D. R. L. D., Sales, O. P., Kaiber, C. T., & de Lima Meira, J. (2021). Etnomatemática e Educação do Campo: Análise das produções acadêmicas. Humanidades & Inovação, 8(54), 170-190.

Neto, V. F. (2016). Educação Matemática Crítica e Educação do Campo: reflexões. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 21 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7473_4160_ID.pdf

Neto, V. F., & Silva, C. (2016). A escola do campo: a busca por uma identidade. Revista Paranaense de Educação Matemática, 5(9), 84-103.

Pires, E. T., Morais, T. S., & Gonçalves, K. L. N. (2016). Educação matemática do campo: práticas socioculturais em contexto ribeirinho marajoara. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado de 21 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6793_3101_ID.pdf

Sachs, L. (2016). Desafios para a educação do campo no estado de São Paulo. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Sachs, L. (2022). Uma proposta de diálogo entre conhecimentos: aproximando a etnomatemática e a Educação do Campo. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Sakai, E. C. T., Andrade, S. V. R., & Nogueira, K. F. P. (2016). Percursos da Educação do Campo: um olhar para as aulas de investigações matemáticas. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 11 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5163_3551_ID.pdf

Santos, J. G. C., & Sachs, L. (2019). Um dedo de prosa com uma egressa de um curso de licenciatura em educação do campo sobre a formação de professores de matemática. Anais do 13o Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 11 de julho, 2023, de: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/671

Silva, U. M., & Bicho, J. S. (2019). Etnomatemática e relações interdisciplinares na Educação do Campo: a partir da horta mandala. Anais do 13o Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Souza, V. L. R., Souza, F. S., & Lima, A. S. (2022). A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Wagner, D. R., & Magnus, M. C. M. (2022). A formação em matemática no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC: uma análise a partir do projeto político pedagógico. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Xavier, S. A., & Campos, I. S. (2022) Prato, litro, carrinho de mão, balde e balança: usos na produção de farinha por uma família campesina. Souza. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Edição

Seção

Artigos