Licenciatura em Educação do Campo no ENEM e SIPEM: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e95593Palavras-chave:
Educação do Campo, Educação Matemática, Licenciatura, Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura que objetivou identificar os trabalhos que abordam a Educação do Campo nas últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), ocorridas entre 2009 e 2022 e tematizam questões ligadas à Licenciatura em Educação do Campo. Guiados pela seguinte questão: “Quais são discussões presentes nos trabalhos que versam sobre a Licenciatura em Educação do Campo no ENEM e no SIPEM entre 2009 e 2022?”, selecionamos e analisamos os trabalhos erguidos nesta pesquisa a partir de quatro categorias emergentes de análise. Por fim, apresentamos considerações a partir dos resultados e possibilidades de pesquisas e do quadro atual público relacionado à Educação do Campo no Brasil.
Referências
Arroyo, M. G. (2007). Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cadernos Cedes, 27, 157-176.
Caldart, S. R. (Org.). (2010). Caminhos para transformação da escola: reflexões desde práticas de licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular.
Caldart, R. S., Pereira, I. B.; Alentejano, P., & Frigotto, G. (2012). Dicionário da
Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular.
Diniz, D. C., & Barros, A. (2016). A licenciatura em educação do campo na formação de professores em ciências da natureza e matemática no maranhão. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 21 de julho, 2023, de: https://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7600_3711_ID.pdf
Eleutério, R. C. (2019). O ensino de matemática na escola do campo: contribuições de uma prática de ensino à luz da etnomatemática. Trabalho de Conclusão de Curso. Dois Vizinhos: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Retirado em 21 de julho, 2023, de: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24738
Fernandes, B. M., & Molina, M. C. (2004) O campo da Educação do Campo. In M. C. Molina & S. M. S. A. Jesus. (Org.). Por uma Educação do Campo. (p. 53-89). Brasília: NEAD.
Fernandes, F. L. P. (2016). Práticas profissionais do campo e a Matemática: um olhar para a perspectiva pedagógica da Etnomatemática na licenciatura em Educação do Campo. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 21 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7787_3622_ID.pdf
Fernandes, F. L. P. (2022). Um estudo sobre a formulação de problemas na Licenciatura em Educação do Campo. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Fernandes, F. S. (2019). Formação de Professores de Matemática em Licenciaturas em Educação do Campo: entre cartas, epistemologias e currículos. Bolema, 33, 27-44.
Fernandes, F. L. P. & de Souza, M. C. (2018). Formação de professores para a Justiça Social e a Educação do Campo: um olhar para as práticas de letramento. Anais do 7o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Fernandes, F. S., & Mendanha, R. M. (2022). Por outras revoltas dos quebra-quilos: história da educação matemática em interpelações decoloniais. Revista de História da Educação Matemática, 8, 1-15.
Gonçalves, K. L. N. (2016). Formação de Educadores Matemáticos do campo: desvios sinuosos. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 21 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6328_4190_ID.pdf
Lima, A. S., Khidir, K. S., Fernandes, & Fernandez, F. L. P. (2021). Formação de professores de matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola. Anais do 8o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Edição Online: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Ledur, D. B., Kiefer, J. G., & Mariani, R. D. C. P. (2023). Educação do Campo no Encontro Nacional de Educação Matemática (2013-2019). Educação & Realidade, 48, e122447. Retirado em 21 de julho, 2023, de: https://doi.org/10.1590/2175-6236122447vs01
Lima, A. S., & Lima, I. M. S. (2016). As formações matemáticas, pedagógicas e sociopolítica de professores em curso de Licenciatura em Educação do Campo. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado de 11 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5214_3828_ID.pdf
Lima, A. S., & Lima, I. M. S. (2019). A formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo: uma análise da matriz curricular. Anais do 13o Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 11 de julho, 2023, de: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/download/2033/1704
Lima, A. S. & Lima, I. M. S. (2019). Diálogo, investigação e criticidade em um curso de Licenciatura em Educação do Campo. Rematec, 14(32), 67-79.
Magnus, M. C. M. (2019). Campo enquanto espaço de produção de saberes. Anais do 13o Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Magnus, M. C. M. (2019). Modelagem matemática na educação do campo: alunas(os) em movimento. Anais do 13o Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Menezes, D. N., & Manoel, C. A. L. C. (2022). Uma análise das entrevistas de alunos campesinos inseridos em uma escola urbana de Campo Grande – MS. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Molina, M. C. (2014). Licenciatura em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais. Brasília: MDA.
Molina, M. C. (2017). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA.
Monteiro, C. E. F. (2020). Relações entre Educação Matemática e Educação do Campo: análise de publicações recentes. REMATEC, 15(36), 108-129.
Neto, J. D. R. L. D., Sales, O. P., Kaiber, C. T., & de Lima Meira, J. (2021). Etnomatemática e Educação do Campo: Análise das produções acadêmicas. Humanidades & Inovação, 8(54), 170-190.
Neto, V. F. (2016). Educação Matemática Crítica e Educação do Campo: reflexões. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 21 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7473_4160_ID.pdf
Neto, V. F., & Silva, C. (2016). A escola do campo: a busca por uma identidade. Revista Paranaense de Educação Matemática, 5(9), 84-103.
Pires, E. T., Morais, T. S., & Gonçalves, K. L. N. (2016). Educação matemática do campo: práticas socioculturais em contexto ribeirinho marajoara. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado de 21 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6793_3101_ID.pdf
Sachs, L. (2016). Desafios para a educação do campo no estado de São Paulo. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Sachs, L. (2022). Uma proposta de diálogo entre conhecimentos: aproximando a etnomatemática e a Educação do Campo. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Sakai, E. C. T., Andrade, S. V. R., & Nogueira, K. F. P. (2016). Percursos da Educação do Campo: um olhar para as aulas de investigações matemáticas. Anais do 12o Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 11 de julho, 2023, de: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5163_3551_ID.pdf
Santos, J. G. C., & Sachs, L. (2019). Um dedo de prosa com uma egressa de um curso de licenciatura em educação do campo sobre a formação de professores de matemática. Anais do 13o Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Retirado em 11 de julho, 2023, de: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/671
Silva, U. M., & Bicho, J. S. (2019). Etnomatemática e relações interdisciplinares na Educação do Campo: a partir da horta mandala. Anais do 13o Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Souza, V. L. R., Souza, F. S., & Lima, A. S. (2022). A relação entre o ensino de matemática e o foreground de estudantes camponeses. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Wagner, D. R., & Magnus, M. C. M. (2022). A formação em matemática no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC: uma análise a partir do projeto político pedagógico. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Xavier, S. A., & Campos, I. S. (2022) Prato, litro, carrinho de mão, balde e balança: usos na produção de farinha por uma família campesina. Souza. Anais do 14o Encontro Nacional de Educação Matemática. Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Márcia Regina de Souza Silva, Sílvia Letícia da Silveira Neves Barboza, Larissa Gonçalves Faria Rocha, Flavio Augusto Leite Taveira, Deise Aparecida Peralta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).