Estudo sobre o uso do Pensamento Computacional na resolução de questões de Olimpíadas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e97270Palavras-chave:
Educação Matemática, Pensamento Computacional, Olimpíadas de MatemáticaResumo
Este trabalho, fruto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar - Sorocaba, teve como objetivo investigar como o uso do Pensamento Computacional pode ser uma ferramenta eficaz para alunos de Ensino Básico na resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo com alunos de um núcleo de estudos olímpicos de uma escola particular de Sorocaba-SP. Foi utilizado o Software Scratch como apoio na construção dos algoritmos dos exercícios propostos. Os resultados obtidos foram analisados diante da perspectiva do Construcionismo de Seymour Papert e dos números obtidos através das respostas dos alunos nas intervenções e avaliações realizadas. A análise dos resultados nos mostram evidências positivas quanto ao uso do Pensamento Computacional, nos levando a construção de um guia prático para o uso do Pensamento Computacional na resolução de Olimpíadas de Matemática.
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