A tradução sem fronteiras: perspectivas internacionais sobre práticas em transição na teoria e pedagogia da tradução

Elizabeth Lowe

Resumo


Os Estudos da Tradução consistem em uma disciplina nova, a princípio às margens dos departamentos acadêmicos tradicionais, que foi não apenas expandida como reposicionada no centro das humanidades. Nos últimos cinquenta anos a área se tornou uma interdisciplina dinâmica que tem transformado a pesquisa e o ensino em variados campos, a citar estudos da linguagem, linguística, estudos culturais e ciências sociais. Este artigo examina o estado presente da área e estuda as tendências das distintas pesquisas desenvolvidas e de suas implicações para a pedagogia da tradução.


Palavras-chave


Estudos da tradução; Humanidades; Interdisciplina; Pedagogia da tradução; Tradução em transição; Teoria da tradução

Texto completo:

PDF/A (English)


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7968.2016v36n3p17



Cadernos de Tradução, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 2175-7968.