Políticas públicas e dicionários para escola: o Programa Nacional do Livro Didático e seu impacto sobre a lexicografia didática.
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Este artigo objetiva tratar do Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação do Brasil no que diz respeito à inclusão de dicionários nesse Programa. Abordam-se os princípios e critérios do processo de seleção dos dicionários que se destinam aos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. Destaca-se o Programa de 2006, que inova ao definir uma tipologia, aqui caracterizada, de dicionários para a escola . A tipologia fundamenta-se na relação entre adequação da proposta lexicográfica de cada tipo de obra à fase de ensino/aprendizagem dos alunos. Tal proposição confirma o papel pedagógico do dicionário, bem como contribui para divulgar o conceito de lexicografia didática no Brasil.Downloads
Veröffentlicht
2006-04-30
Zitationsvorschlag
Krieger, M. da G. (2006). Políticas públicas e dicionários para escola: o Programa Nacional do Livro Didático e seu impacto sobre a lexicografia didática. Cadernos De Tradução, 2(18), 235–252. https://doi.org/10.5007/%x
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Copyright (c) 2006 Cadernos de Tradução

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).

















































