Gêneros Discursivos, Diversidade Cultural e Tradução de Textos Turísticos

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2022.e79074

Abstract

A partir do estudo de Cronin (2000) sobre a relação entre língua e tradução no turismo, este artigo explora os diferentes graus de diversidade cultural através de alguns exemplos de tradução intralinguística, uso de palavras estrangeiras em textos monolíngues e tradução interlinguística entre espanhol, inglês e italiano. Na perspectiva da acessibilidade, um modelo dinâmico para a gestão da diversidade cultural no turismo é proposto, baseado nas necessidades comunicativas do turista, que pode incluir diferentes modalidades de tradução. Em particular, será enfatizada a importância de dois passos preliminares: a análise do gênero discursivo ao qual os textos pertencem e a seleção da informação cultural.

Autor/innen-Biografien

Maria Vittoria Calvi, Università degli Studi di Milano

Professore ordinario di lingua spagnola (L-LIN/07) nel Dipartimento di Scienze della Mediazione linguistica e di Studi interculturali.
Coordinatore del Dottorato in “Studi linguistici, letterari e interculturali in ambito europeo ed extra-europeo - Linguistic, literary and intercultural studies in European and Extra-
european perspectives” DOT1315450
Direttore scientifico della Biblioteca del Polo Mediazione Interculturale e Comunicazione dell’Università degli Studi di Milano.
Referente per la Mobilità e i Programmi Internazionali del Dipartimento di Scienze della mediazione linguistica e di studi interculturali SMeLSI.
Direttore della rivista Cuadernos AISPI. Estudios de lenguas y literaturas hispánicas
"Académico correspondiente extranjero" della Real Academia Española dal 2016.
Nel 2017 ha rcevuto l'Encomianda de la Orden de Isabel la Católica.

Maria Cândida Figueiredo Moura da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGET - UFSC) com bolsa Capes Excelência desde 2018/1. Mestra em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POSTRAD-UnB), graduada em Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação pela mesma universidade. Seus principais interesses de pesquisa são: Lexicografia, Terminologia, Tradução e Turismo, Tradução Funcionalista e Folclore.

Rafaela Marques Rafael, Unversidade Federal de Santa Catarina

Professora de Português e Espanhol do Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado Barracão. Estudante de doutorado do programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo sido Bolsista CAPES-Excelência de 2018.1 a 2021.2, e do programa de Pós-graduação em Traducción y Paratraducción da Universidade de Vigo, em razão de um acordo de cotutela. Realizou estágio sanduíche na Universidade de Vigo, na Espanha, no período de março/2020 a março/2021. Licenciada em Letras português/espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), com período sanduíche na Universidad Nacional de Tucumán (2009), Mestra em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), Especialista em Tradução do Espanhol pela Universidade Estácio de Sá (2018) e Especialista em Tradução Turística (2020). É estudante-associada da Asociación Galega de Profesionais da Tradución e da Interpretación (AGPTI), associada da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH), vice-secretária da Associação de Professores de Espanhol do Estado de Santa Catarina (APEESC) da gestão 2020-2022 e membro do Conselho Editorial da Editora E-Liber. Atua principalmente nos seguintes temas: tradução especializada, socioterminologia, comunicação especializada, gamificação e ensino de línguas estrangeiras, lexicografia especializada, todos voltados ao turismo, especificamente, à hotelaria.

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Veröffentlicht

2022-05-03

Zitationsvorschlag

Calvi, M. V., Silva, M. C. F. M. da, & Rafael, R. M. (2022). Gêneros Discursivos, Diversidade Cultural e Tradução de Textos Turísticos. Cadernos De Tradução, 42(1), 1–30. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2022.e79074