Traduzindo cultura vs. tradução cultural

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2019v39n3p578

Resumo

Traduzindo cultura vs. tradução cultural

Biografia do Autor

Vicente Santos Mendes, Universidade Federal do Sul da Bahia, Itabuna, Bahia

possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG (1992). Vivenciou intercâmbio nos Estados Unidos (1988-1989) intercalando os semestres da dupla Licenciatura com estudos em Harvard University, MA e Portland State University, OR. Tem mestrado em Lingüística Teórica - Sophia University, Tóquio (1998) e doutorado em Lingüística Geral/Cognitiva - Universität Hamburg, Alemanha (2005). Foi bolsista Capes/Prodoc recém-doutor da Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa Gramática, Cognição e Interação, no então Mestrado em Lingüística da referida IFES. Pesquisador visitante do Center for Studies of Cognition (Tufts University, Medford, MA), por 1 mês em 2006, sob supervisão de Ray Jackendoff. Foi professor concursado de língua inglesa da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, onde liderou o GPELL (Grupo de Pesquisa em Lingüística e Literatura), tendo desenvolvido pesquisa na linha Linguagem e Cognição, que interrompeu por sua mudança para a UFV e conseqüente extinção da linha. Ainda se mantém membro do GPELL, porém afiliado à linha Ensino de Línguas. Enquanto professor do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa, foi membro do Grupo de Pesquisa CEALIN (Crenças no Ensino e Aprendizagem de Línguas) e do Grupo de Pesquisa Estudos em Lingüística e Lingüística Aplicada: Linguagem, Sociedade e Cognição.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Portuguesa e Inglesa, Lingüística, e Ensino de Línguas. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa Histórias de Vida e Dinâmicas Interdisciplinares, na UFSB. Os objetos de maior interesse de pesquisa hoje são a a linguística cognitiva, em especial a multimodalidade da semiose verbal nas línguas naturais, os sistemas de comunicação dos grandes símios, a interação homem-máquina, a linguística aplicada principalmente ao ensino de inglês como língua estrangeira, e as biografias enquanto constituidoras da identidade dos aprendizes de línguas. Foi vice-coordeanador da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens do campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, de setembro de 2015 a maio de 2017, e atualmente é o vice-coordeandor da mesma Licenciatura Interdisciplinar no campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. Professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Referências

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Publicado

12-09-2019

Como Citar

Mendes, V. S. (2019). Traduzindo cultura vs. tradução cultural. Cadernos De Tradução, 39(3), 578–594. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2019v39n3p578

Edição

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Artigos traduzidos