A poesia de Giovanni Giudici e Laura Accerboni traduzida para o português
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2025.e106944Palabras clave:
traduzione letteraria, poesia italianaResumen
Este texto apresenta comentários e a tradução vencedora em português dos poemas “Gli abiti e i corpi” do poeta italiano Giovanni Giudici e “Cnidaria” da poetisa ítalo-suíça Laura Acceboni. As traduções aqui apresentadas foram realizadas em 2024 no contexto da primeira edição do Prêmio Internacional de Tradução de Poesia do italiano para o português M’illumino d’immenso, promovido pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e pelo Laboratorio Traduxit, com patrocínio da Biblioteche di Roma. Esse prêmio foi criado com o objetivo de promover a tradução e a difusão da poesia italiana nos países lusófonos. A vencedora do prêmio foi a tradutora brasileira Mariangela Ragassi, que compartilha algumas de suas impressões sobre o processo de tradução dessas poesias.
Citas
Accerboni, L. (2010). Attorno a ciò che non è stato. Edizioni del Leone.
Accerboni, L. (2016). La parte dell'annegato. Nottetempo.
Accerboni, L. (2020). Acqua acqua fuoco. Einaudi.
Accerboni, L. (2024). Il prima e il dopo dell'acqua. Einaudi.
Giudici, G. (1965). La Vita in Versi. Mondadori.
Giudici, G. (1977). Il male dei creditori. Mondadori.
Ragassi, M. (2015). Memorial das Flores. Chiado.
Ragassi, M. (2024). O menino. In G. Purvin (org.), Antropocenas: contos vencedores do 4º Concurso Literário da Revista PUB Diálogos Interdisciplinares (pp. 36-50). Terra Redonda.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cadernos de Tradução

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores conservan sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite que se comparta el trabajo reconociéndose la autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro, reconociéndose la autoría y publicación inicial en esta revista).
















































