Da formação comunitária à formação universitária (e vice e versa): novo perfil dos tradutores e intérpretes de língua de sinais no contexto brasileiro

Autores/as

  • Vanessa Regina de Oliveira Martins Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Vinícius Nascimento Universidade Federal de São Carlos/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2015v35nesp2p78

Resumen

Neste artigo, objetiva-se realizar uma discussão sobre o novo perfil de tradutores e intérpretes de língua de sinais que está se constituindo no Brasil a partir das políticas públicas de incentivo à formação deste profissional. Analisa-se, qualitativamente, um questionário semiaberto respondido por alunos de um curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa de uma universidade federal localizada no Estado de São Paulo. Os resultados apontam para uma busca pela área não mais marcada pela relação prévia com os surdos ou para a diplomação de uma atividade já praticada, mas pela opção de pontuação atribuída na lista de escolha profissional do Sistema de Seleção Unificado (SISU). Isso remonta a hipótese de um novo perfil profissional distinto do das décadas de 1980, 1990 e 2000. Com a visibilidade e disseminação da língua de sinais os ingressantes têm enxergado nesta língua mais uma opção de formação para o mercado profissional. Problematiza-se, então, a necessidade de se promover uma formação que congrega, desde o primeiro ano, sujeitos não falantes da Libras, bem como seus desafios didáticos e pedagógicos na formação e, com isso, na promoção da acessibilidade comunicacional das comunidades surdas brasileiras.

 

Biografía del autor/a

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pedagoga com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Psicologia no curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil. E-mail: vanymartins@hotmail.com

Vinícius Nascimento, Universidade Federal de São Carlos/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre e Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Bacharel em Fonoaudiologia pela mesma instituição. Bolsista de Doutorado do CNPq. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Psicologia no curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil. E-mail:nascimento_v@ufscar.br

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Publicado

2015-10-24

Cómo citar

Martins, V. R. de O., & Nascimento, V. (2015). Da formação comunitária à formação universitária (e vice e versa): novo perfil dos tradutores e intérpretes de língua de sinais no contexto brasileiro. Cadernos De Tradução, 35(esp. 2), 78–112. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2015v35nesp2p78