O efeito de palavras cognatas no acesso lexical do inglês como terceira língua

Auteurs

  • Pâmela Freitas Pereira Toassi Universidade Federal do Ceará
  • Mailce Borges Mota Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisângela Nogueira Teixeira Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2020v40nesp2p74

Résumé

Neste artigo apresentamos os resultados de um experimento conduzido com o objetivo de investigar o efeito de cognatos triplos no acesso lexical de falantes de inglês (L3), alemão (L2), e português brasileiro (L1). Os participantes desempenharam uma tarefa de leitura, contendo 60 sentenças experimentais com as seguintes palavras críticas: cognatos triplos, cognatos duplos entre o português brasileiro e o inglês, e cognatos duplos entre o alemão e o inglês. Os movimentos dos olhos dos participantes foram monitorados enquanto eles desempenhavam a tarefa. As medidas de primeira fixação e tempo de primeira leitura foram analisadas. Os resultados sugerem que os cognatos triplos foram processados mais rapidamente do que seus respectivos controles para as medidas de primeira fixação (M: 264/311ms (cognato/controle); p=0,03) e primeira leitura (M: 407/448ms (cognato/controle); p=0,05), o que foi interpretado como evidência de um acesso lexical não seletivo e de um léxico integrado para as línguas do multilíngue. Adicionalmente, os resultados contribuem para a literatura sobre acesso lexical de multilíngues, favorecendo a visão de que todas as línguas do multilíngue se encontram ativadas, mesmo quando o falante tem a intenção de usar apenas uma dessas línguas.

Bibliographies de l'auteur

Pâmela Freitas Pereira Toassi, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa desta mesma universidade. Possui doutorado em Letras-Inglês: Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). É coordenadora do grupo de pesquisa Processamento da Linguagem de Bilíngues e Multilíngues (plibimult.ufc.br). Tem como interesse de pesquisa o acesso lexical, a aquisição de vocabulário, o ensino-aprendizagem de língua estrangeira, a formação de professores, o multilinguismo, as influências translinguísticas, a leitura e a tradução. Possui mestrado (2012) e graduação (2013) em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Química pela Universidade Regional de Blumenau (2008).

Mailce Borges Mota, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Letras /Inglês e Literatura Correspondente (UFSC, 2000). Professora Titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC. É também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Linguística, na mesma instituição. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Linguística da Universidade de Minnesota (1998-1999), sob supervisão de Andrew Cohen. Realizou estágio pós-doutoral no Brain & Language Lab, Departamento de Neurociência, Georgetown University (2008-2009), sob supervisão de Michael Ullman. Realizou estágio sênior no Max Planck Institute for Psycholinguistics, em Nijmegen (2017-2018), sob a supervisão de Peter Hagoort, com bolsa da CAPES. Foi professora visitante na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2010/1), com apoio financeiro do Programa Erasmus Mundus. Coordenou o GT de Psicolinguística da ANPOLL no biênio 2016-2018. É membro fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Coordena o Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing), onde conduz estudos sobre a interface entre processamento da linguagem, sistemas de memória e processos atencionais com o uso de métodos eletrofisiológicos e comportamentais, incluindo o rastreamento ocular.

Elisângela Nogueira Teixeira, Universidade Federal do Ceará

É orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, onde é professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas desde 2013. Criou e coordena o Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística, especializado em rastreamento ocular. É graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013). Em 2008, fez estágio na França, no Departamento de Estudos Cognitivos da École Normale Supérieure de Paris e no Laboratoire de Neuropsychologie Interventionnelle, na Universidade Paris-Est Créteil. Tem experiência na área de Psicolinguística e Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentação ocular, processamento anafórico e leitura.

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Publiée

2020-12-07

Comment citer

Freitas Pereira Toassi, P., Borges Mota, M., & Nogueira Teixeira, E. (2020). O efeito de palavras cognatas no acesso lexical do inglês como terceira língua. Cadernos De Tradução, 40(esp. 2), 74–96. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2020v40nesp2p74

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