As Políticas de assistência social à infância na governamentalidade neoliberal: estratégias de investimento em capital humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81170

Palavras-chave:

Audiência Pública, Plano Diretor Municipal, Cidade, Propriedade, Pós-Modernidade.

Resumo

O artigo problematiza as reconfigurações ocorridas nas políticas de assistência à infância no Brasil, a partir da análise de documentos oficiais do Programa Criança Feliz. Tomando as contribuições de Foucault sobre o neoliberalismo em sua vertente norte-americana, analisa as estratégias de investimentos em capital humano colocadas em ação pelo Programa Criança Feliz, tanto aquelas relacionadas aos seus elementos inatos e biológicos, quanto as relativas aos elementos adquiridos. O discurso de que a maior janela de oportunidades se dá na infância é potente para o convencimento e governamento dos sujeitos dentro da família. No caso da infância pobre, o governamento da população tem como objetivo conter os riscos sociais, investindo em projetos assistenciais e educativos de baixo custo, com intenções biopolíticas que vão ao encontro da racionalidade em que vivemos. 

Biografia do Autor

Carolina Dias Capilheira, Universidade Federal do Rio Grande

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2003), especialização em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL- 2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG- 2018). Tem experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental e como professora-tutora em cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância. Atua como pesquisadora em projetos nas temáticas infância e políticas públicas.  Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG

Maria Renata Alonso Mota, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Pedagogia Hab Pré-Escola e Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Atualmente é professora Associada no Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/FURG/CNPq. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG, vinculada à linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em infância e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias e educação das crianças de zero a seis anos, currículo e formação de professores e políticas públicas para a infância.

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora (2013) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar (Licenciatura Plena) pela Universidade FEEVALE (2006). Professora Adjunta III do Instituto de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq) e é pesquisadora integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento (GPED/UFRGS/CNPq). Integra também a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), uma rede que reúne pesquisadores latino-americanos do Brasil, Colômbia, México, Argentina e Uruguai. É editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE, desde 2019. Integra o GT 13 da ANPED como ad hoc e o Eixo 10 da ANPEDSUL, no qual é membro do comitê científico (2017-2021). Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) - Gestão 2017-2018. Foi professora na Educação Básica e Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, currículo, avaliações em larga escala, docência e formação de professores. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

 

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Publicado

2021-08-16