As Políticas de assistência social à infância na governamentalidade neoliberal: estratégias de investimento em capital humano

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81170

Schlagworte:

Audiência Pública, Plano Diretor Municipal, Cidade, Propriedade, Pós-Modernidade.

Abstract

O artigo problematiza as reconfigurações ocorridas nas políticas de assistência à infância no Brasil, a partir da análise de documentos oficiais do Programa Criança Feliz. Tomando as contribuições de Foucault sobre o neoliberalismo em sua vertente norte-americana, analisa as estratégias de investimentos em capital humano colocadas em ação pelo Programa Criança Feliz, tanto aquelas relacionadas aos seus elementos inatos e biológicos, quanto as relativas aos elementos adquiridos. O discurso de que a maior janela de oportunidades se dá na infância é potente para o convencimento e governamento dos sujeitos dentro da família. No caso da infância pobre, o governamento da população tem como objetivo conter os riscos sociais, investindo em projetos assistenciais e educativos de baixo custo, com intenções biopolíticas que vão ao encontro da racionalidade em que vivemos. 

Autor/innen-Biografien

Carolina Dias Capilheira, Universidade Federal do Rio Grande

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2003), especialização em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL- 2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG- 2018). Tem experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental e como professora-tutora em cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância. Atua como pesquisadora em projetos nas temáticas infância e políticas públicas.  Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG

Maria Renata Alonso Mota, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Pedagogia Hab Pré-Escola e Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Atualmente é professora Associada no Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/FURG/CNPq. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG, vinculada à linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em infância e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias e educação das crianças de zero a seis anos, currículo e formação de professores e políticas públicas para a infância.

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora (2013) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar (Licenciatura Plena) pela Universidade FEEVALE (2006). Professora Adjunta III do Instituto de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq) e é pesquisadora integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento (GPED/UFRGS/CNPq). Integra também a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), uma rede que reúne pesquisadores latino-americanos do Brasil, Colômbia, México, Argentina e Uruguai. É editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE, desde 2019. Integra o GT 13 da ANPED como ad hoc e o Eixo 10 da ANPEDSUL, no qual é membro do comitê científico (2017-2021). Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) - Gestão 2017-2018. Foi professora na Educação Básica e Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, currículo, avaliações em larga escala, docência e formação de professores. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

 

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Veröffentlicht

2021-08-16