Social policies for child welfare in the neoliberal governmentality: strategies of investment in human capital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81170

Keywords:

Audiência Pública, Plano Diretor Municipal, Cidade, Propriedade, Pós-Modernidade.

Abstract

This paper problematizes adjustments made in social policies for child welfare in Brazil, from the analysis of official documents of Criança Feliz Programme. Considering Foucault’s studies on neoliberalism in its North-American approach, the paper analyzes the strategies of investment in human capital put into action by the Programme, both those related to its innate and biological elements and those associated with acquired elements. The discourse claiming that the widest window of opportunities occurs in childhood is powerful to convince and govern subjects within the family. In poor childhood, the government of population is intended to contain social risks by investing in low-cost welfare and education projects with biopolitical goals attuned to the current rationality.

Author Biographies

Carolina Dias Capilheira, Universidade Federal do Rio Grande

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2003), especialização em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL- 2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG- 2018). Tem experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental e como professora-tutora em cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância. Atua como pesquisadora em projetos nas temáticas infância e políticas públicas.  Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG

Maria Renata Alonso Mota, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Pedagogia Hab Pré-Escola e Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Atualmente é professora Associada no Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/FURG/CNPq. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG, vinculada à linha de pesquisa Políticas Educacionais e Currículo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em infância e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias e educação das crianças de zero a seis anos, currículo e formação de professores e políticas públicas para a infância.

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora (2013) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar (Licenciatura Plena) pela Universidade FEEVALE (2006). Professora Adjunta III do Instituto de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq) e é pesquisadora integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento (GPED/UFRGS/CNPq). Integra também a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), uma rede que reúne pesquisadores latino-americanos do Brasil, Colômbia, México, Argentina e Uruguai. É editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE, desde 2019. Integra o GT 13 da ANPED como ad hoc e o Eixo 10 da ANPEDSUL, no qual é membro do comitê científico (2017-2021). Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) - Gestão 2017-2018. Foi professora na Educação Básica e Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, currículo, avaliações em larga escala, docência e formação de professores. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

 

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Published

2021-08-16