Concepções de infância(s) e criança(s): abordagem metodológica no curso de pedagogia da UFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99007

Palavras-chave:

Infâncias e crianças, Curso de Pedagogia, Artefatos culturais

Resumo

O texto trata de um relato de experiência vivenciada no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, especificamente na primeira unidade de um componente curricular denominado “Organização e prática da Educação Infantil” (EI). A partir de uma tarefa proposta à turma que consistia na escolha pelas/os estudantes de artefatos culturais, que, em suas perspectivas, representassem a(s) infância(s) contemporânea, a experiência aqui relatada, fruto de um dos trabalhos apresentados em sala de aula, partiu da escolha de  três desenhos animados, “Os Flintstones”, “Padrinhos Mágicos” e “Hora da Aventura”, objetivando, a partir da apresentação de recortes de 11 episódios escolhidos, discutir modos de ser e estar das crianças na relação que estabelecem com seu entorno, este atravessado por dinâmicas sociais e culturais de amplas e diversas dimensões. O estudo aponta mudanças no modo dos desenhos abordarem as crianças, revelando perspectivas distintas na compreensão do ser e estar criança no contexto em que estavam situados.

Biografia do Autor

Nádia Jane de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Nova de Lisboa/PT, discutindo a relação da infância com as mídias (2020). Tem participado de projetos de Formação Continuada para profissionais que atuam na Educação Infantil em níveis estaduais e municipais; coordenou o Projeto de Formação Continuada Saberes e Práticas da/na Educação Infantil, do município de João Pessoa/PB (2022-2023). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEI) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES). Além dos temas que dizem respeito ao trabalho docente na Educação Infantil, também tem interesse por estudos e pesquisas acerca dos processos midiáticos que perpassam as práticas culturais infantis e juvenis.

Eduardo de Souza Lima, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Participante como Monitor (não bolsista) na disciplina de Economia da Educação I (2019). Participante do Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO) entre os anos de (2020-2023). Bolsista PIBIC durante 3 anos (2020-2023) nos projetos: "Saúde pela Educação: Saberes Médicos nos Compêndios Escolares na Paraíba Oitocentista"; "Saúde pela Educação: Médicos e Educação Escolar na Província da Paraíba" e "Saúde pela Educação: Médicos e Educação Escolar na Província da Paraíba". Participante como voluntário no ano de 2021 nos projetos de extensão PROLICEN e PROBEX intitulados respectivamente por: "Educação moral e capoeira: discutindo opressão e desigualdade social na escola" e "O que a capoeira pode ensinar: Discutindo democracia racial e autoritarismo na escola". Atualmente participo do Projeto PIVIC intitulado por "A literatura negro-brasileira na educação infantil paraibana: diálogos com a cultura afro-brasileira".

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Publicado

2024-12-18