Concepções de infância(s) e criança(s): abordagem metodológica no curso de pedagogia da UFPB
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99007Palabras clave:
Infâncias e crianças, Curso de Pedagogia, Artefatos culturaisResumen
O texto trata de um relato de experiência vivenciada no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, especificamente na primeira unidade de um componente curricular denominado “Organização e prática da Educação Infantil” (EI). A partir de uma tarefa proposta à turma que consistia na escolha pelas/os estudantes de artefatos culturais, que, em suas perspectivas, representassem a(s) infância(s) contemporânea, a experiência aqui relatada, fruto de um dos trabalhos apresentados em sala de aula, partiu da escolha de três desenhos animados, “Os Flintstones”, “Padrinhos Mágicos” e “Hora da Aventura”, objetivando, a partir da apresentação de recortes de 11 episódios escolhidos, discutir modos de ser e estar das crianças na relação que estabelecem com seu entorno, este atravessado por dinâmicas sociais e culturais de amplas e diversas dimensões. O estudo aponta mudanças no modo dos desenhos abordarem as crianças, revelando perspectivas distintas na compreensão do ser e estar criança no contexto em que estavam situados.
Citas
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro, RJ: Editora Guanabara. 2°. ed. 1986.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília, DF: Brasil, 2009.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. São Paulo, SP: Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n.(2), p. 103-116, 1998. Disponível em https://doi.org/10.1590/rfe.v24i2.59630. Acesso em: 14 out. 2023.
CORSARO, William. A reprodução interpretativa no brincar ao “faz de conta” das crianças. Porto, Portugal: Educação, Sociedade & Culturas, n. 17, 2002. Acesso em: 14 out. 2023.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática para quem? Didática para quê? Reflexões a partir de seu objeto. In: CAVALCANTE; Maria Marina Dias. Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação dos professores e a sociedade. Fortaleza, CE: EdUCE. 2015. p. 01-23.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos; SILVA, Mônica Ferreira da. Educação Midiática. Cultura Digital e as Fake News em Tempos de Pandemia. São Paulo, SP: Educação em Revista. Marília, v. 22. p.179-198. Edição Especial. 2021.
HJARVARD, Stig. Da mediação à midiatização: a institucionalização das novas mídias. Parágrafo, v. 2, n. 3, jul./dez., 2015. Acesso em: 20/09/2022.
HORA de Aventura. Hora de Aventura Fandom. Disponível em: https://horadeaventura.fandom.com/pt-br/wiki/Hora_de_Aventura#articleComments. Acesso em: 20/09/2022.
LOPES, Jader Moreira. Geografia e Educação Infantil: espaços e tempos desacostumados. 1ª ed. Mediação. 2018. p.23-34.
MOMO, Mariângela. Mídia e consumo na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. Tese de doutorado. Porto Alegre, RS: 2007.
MOMO, Mariângela. As crianças de hoje não são mais como antigamente! Implicações culturais no mundo contemporâneo para os modos de ser e viver a infância. Rio Grande do Sul, RS: Textura - Revista de Educação e Letras. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1243/932. Acesso em: 20/09/2022.
OS Padrinhos Mágicos. Os padrinhos mágicos de Timmy fandom. Disponível em: https://ospadrinhosdetimmy.fandom.com/pt-br/wiki/Os_Padrinhos_M%C3%A1gicos. Acesso em: 20/09/2022.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Tradução: Suzana M. de Alencar Carvalho e José Laurentino de Melo. Rio de Janeiro, RJ: Graphia, 1999.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e miúdos: perspectivas socio pedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Edições ASA, 2004.
STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Cultura Infantil. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2001.
THE Flintstones. Wikipedia.org. 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Flintstones. Acesso em: 20/09/2022.
TOMAZ, Renata. O. O que você vai ser antes de crescer? – Youtubers, Infância e Celebridade. Tese de Doutorado em Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ: 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.