Concepções de infância(s) e criança(s): abordagem metodológica no curso de pedagogia da UFPB
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99007Palavras-chave:
Infâncias e crianças, Curso de Pedagogia, Artefatos culturaisResumo
O texto trata de um relato de experiência vivenciada no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, especificamente na primeira unidade de um componente curricular denominado “Organização e prática da Educação Infantil” (EI). A partir de uma tarefa proposta à turma que consistia na escolha pelas/os estudantes de artefatos culturais, que, em suas perspectivas, representassem a(s) infância(s) contemporânea, a experiência aqui relatada, fruto de um dos trabalhos apresentados em sala de aula, partiu da escolha de três desenhos animados, “Os Flintstones”, “Padrinhos Mágicos” e “Hora da Aventura”, objetivando, a partir da apresentação de recortes de 11 episódios escolhidos, discutir modos de ser e estar das crianças na relação que estabelecem com seu entorno, este atravessado por dinâmicas sociais e culturais de amplas e diversas dimensões. O estudo aponta mudanças no modo dos desenhos abordarem as crianças, revelando perspectivas distintas na compreensão do ser e estar criança no contexto em que estavam situados.
Referências
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro, RJ: Editora Guanabara. 2°. ed. 1986.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília, DF: Brasil, 2009.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. São Paulo, SP: Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n.(2), p. 103-116, 1998. Disponível em https://doi.org/10.1590/rfe.v24i2.59630. Acesso em: 14 out. 2023.
CORSARO, William. A reprodução interpretativa no brincar ao “faz de conta” das crianças. Porto, Portugal: Educação, Sociedade & Culturas, n. 17, 2002. Acesso em: 14 out. 2023.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática para quem? Didática para quê? Reflexões a partir de seu objeto. In: CAVALCANTE; Maria Marina Dias. Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação dos professores e a sociedade. Fortaleza, CE: EdUCE. 2015. p. 01-23.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos; SILVA, Mônica Ferreira da. Educação Midiática. Cultura Digital e as Fake News em Tempos de Pandemia. São Paulo, SP: Educação em Revista. Marília, v. 22. p.179-198. Edição Especial. 2021.
HJARVARD, Stig. Da mediação à midiatização: a institucionalização das novas mídias. Parágrafo, v. 2, n. 3, jul./dez., 2015. Acesso em: 20/09/2022.
HORA de Aventura. Hora de Aventura Fandom. Disponível em: https://horadeaventura.fandom.com/pt-br/wiki/Hora_de_Aventura#articleComments. Acesso em: 20/09/2022.
LOPES, Jader Moreira. Geografia e Educação Infantil: espaços e tempos desacostumados. 1ª ed. Mediação. 2018. p.23-34.
MOMO, Mariângela. Mídia e consumo na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. Tese de doutorado. Porto Alegre, RS: 2007.
MOMO, Mariângela. As crianças de hoje não são mais como antigamente! Implicações culturais no mundo contemporâneo para os modos de ser e viver a infância. Rio Grande do Sul, RS: Textura - Revista de Educação e Letras. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1243/932. Acesso em: 20/09/2022.
OS Padrinhos Mágicos. Os padrinhos mágicos de Timmy fandom. Disponível em: https://ospadrinhosdetimmy.fandom.com/pt-br/wiki/Os_Padrinhos_M%C3%A1gicos. Acesso em: 20/09/2022.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Tradução: Suzana M. de Alencar Carvalho e José Laurentino de Melo. Rio de Janeiro, RJ: Graphia, 1999.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e miúdos: perspectivas socio pedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Edições ASA, 2004.
STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Cultura Infantil. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2001.
THE Flintstones. Wikipedia.org. 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Flintstones. Acesso em: 20/09/2022.
TOMAZ, Renata. O. O que você vai ser antes de crescer? – Youtubers, Infância e Celebridade. Tese de Doutorado em Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ: 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.