Concepções de infância(s) e criança(s): abordagem metodológica no curso de pedagogia da UFPB

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99007

Mots-clés :

Infâncias e crianças, Curso de Pedagogia, Artefatos culturais

Résumé

O texto trata de um relato de experiência vivenciada no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, especificamente na primeira unidade de um componente curricular denominado “Organização e prática da Educação Infantil” (EI). A partir de uma tarefa proposta à turma que consistia na escolha pelas/os estudantes de artefatos culturais, que, em suas perspectivas, representassem a(s) infância(s) contemporânea, a experiência aqui relatada, fruto de um dos trabalhos apresentados em sala de aula, partiu da escolha de  três desenhos animados, “Os Flintstones”, “Padrinhos Mágicos” e “Hora da Aventura”, objetivando, a partir da apresentação de recortes de 11 episódios escolhidos, discutir modos de ser e estar das crianças na relação que estabelecem com seu entorno, este atravessado por dinâmicas sociais e culturais de amplas e diversas dimensões. O estudo aponta mudanças no modo dos desenhos abordarem as crianças, revelando perspectivas distintas na compreensão do ser e estar criança no contexto em que estavam situados.

Bibliographies de l'auteur

Nádia Jane de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Nova de Lisboa/PT, discutindo a relação da infância com as mídias (2020). Tem participado de projetos de Formação Continuada para profissionais que atuam na Educação Infantil em níveis estaduais e municipais; coordenou o Projeto de Formação Continuada Saberes e Práticas da/na Educação Infantil, do município de João Pessoa/PB (2022-2023). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEI) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES). Além dos temas que dizem respeito ao trabalho docente na Educação Infantil, também tem interesse por estudos e pesquisas acerca dos processos midiáticos que perpassam as práticas culturais infantis e juvenis.

Eduardo de Souza Lima, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Participante como Monitor (não bolsista) na disciplina de Economia da Educação I (2019). Participante do Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO) entre os anos de (2020-2023). Bolsista PIBIC durante 3 anos (2020-2023) nos projetos: "Saúde pela Educação: Saberes Médicos nos Compêndios Escolares na Paraíba Oitocentista"; "Saúde pela Educação: Médicos e Educação Escolar na Província da Paraíba" e "Saúde pela Educação: Médicos e Educação Escolar na Província da Paraíba". Participante como voluntário no ano de 2021 nos projetos de extensão PROLICEN e PROBEX intitulados respectivamente por: "Educação moral e capoeira: discutindo opressão e desigualdade social na escola" e "O que a capoeira pode ensinar: Discutindo democracia racial e autoritarismo na escola". Atualmente participo do Projeto PIVIC intitulado por "A literatura negro-brasileira na educação infantil paraibana: diálogos com a cultura afro-brasileira".

Références

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro, RJ: Editora Guanabara. 2°. ed. 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília, DF: Brasil, 2009.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. São Paulo, SP: Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n.(2), p. 103-116, 1998. Disponível em https://doi.org/10.1590/rfe.v24i2.59630. Acesso em: 14 out. 2023.

CORSARO, William. A reprodução interpretativa no brincar ao “faz de conta” das crianças. Porto, Portugal: Educação, Sociedade & Culturas, n. 17, 2002. Acesso em: 14 out. 2023.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática para quem? Didática para quê? Reflexões a partir de seu objeto. In: CAVALCANTE; Maria Marina Dias. Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação dos professores e a sociedade. Fortaleza, CE: EdUCE. 2015. p. 01-23.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos; SILVA, Mônica Ferreira da. Educação Midiática. Cultura Digital e as Fake News em Tempos de Pandemia. São Paulo, SP: Educação em Revista. Marília, v. 22. p.179-198. Edição Especial. 2021.

HJARVARD, Stig. Da mediação à midiatização: a institucionalização das novas mídias. Parágrafo, v. 2, n. 3, jul./dez., 2015. Acesso em: 20/09/2022.

HORA de Aventura. Hora de Aventura Fandom. Disponível em: https://horadeaventura.fandom.com/pt-br/wiki/Hora_de_Aventura#articleComments. Acesso em: 20/09/2022.

LOPES, Jader Moreira. Geografia e Educação Infantil: espaços e tempos desacostumados. 1ª ed. Mediação. 2018. p.23-34.

MOMO, Mariângela. Mídia e consumo na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. Tese de doutorado. Porto Alegre, RS: 2007.

MOMO, Mariângela. As crianças de hoje não são mais como antigamente! Implicações culturais no mundo contemporâneo para os modos de ser e viver a infância. Rio Grande do Sul, RS: Textura - Revista de Educação e Letras. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1243/932. Acesso em: 20/09/2022.

OS Padrinhos Mágicos. Os padrinhos mágicos de Timmy fandom. Disponível em: https://ospadrinhosdetimmy.fandom.com/pt-br/wiki/Os_Padrinhos_M%C3%A1gicos. Acesso em: 20/09/2022.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Tradução: Suzana M. de Alencar Carvalho e José Laurentino de Melo. Rio de Janeiro, RJ: Graphia, 1999.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e miúdos: perspectivas socio pedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Edições ASA, 2004.

STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Cultura Infantil. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2001.

THE Flintstones. Wikipedia.org. 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Flintstones. Acesso em: 20/09/2022.

TOMAZ, Renata. O. O que você vai ser antes de crescer? – Youtubers, Infância e Celebridade. Tese de Doutorado em Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ: 2017.

Publiée

2024-12-18