As relações humanas como especificidade da docência no cotidiano do berçário: reflexões e construções de uma professora
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99055Palavras-chave:
Docência no berçário, Relações humanas, Experiências formativasResumo
O texto aborda a docência em berçário e contempla o processo de (re)significação da prática docente de uma professora de Berçário em uma creche pública de Belém do Pará que, a partir do percurso formativo dialógico, mobilizou uma atitude investigativa e pedagógica inerente à função docente e a visibilidade do bebê como sujeito histórico e de direitos. Os caminhos investigativos e reflexivos foram impulsionados pelas relações e interações humanas, envolvidas na construção do vínculo estabelecido entre as docentes e os bebês na creche, tendo como objetivo evidenciar as percepções de uma professora sobre a centralidade das relações humanas, enquanto especificidade da docência no Berçário, a partir do processo formativo na perspectiva dialógica Freiriana, reflexões estas, impulsionadas a partir de encontros no Grupo de Estudos e Pesquisa em Criança, Infância e Educação Infantil (IPÊ), oportunizaram ricos debates e reflexões sobre a educação com e para bebês.
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