As relações humanas como especificidade da docência no cotidiano do berçário: reflexões e construções de uma professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99055

Palavras-chave:

Docência no berçário, Relações humanas, Experiências formativas

Resumo

O texto aborda a docência em berçário e contempla o processo de (re)significação da prática docente de uma professora de Berçário em uma creche pública de Belém do Pará que, a partir do percurso formativo dialógico, mobilizou uma atitude investigativa e pedagógica inerente à função docente e a visibilidade do bebê como sujeito histórico e de direitos. Os caminhos investigativos e reflexivos foram impulsionados pelas relações e interações humanas, envolvidas na construção do vínculo estabelecido entre as docentes e os bebês na creche, tendo como objetivo evidenciar as percepções de uma professora sobre a centralidade das relações humanas, enquanto especificidade da docência no Berçário, a partir do processo formativo na perspectiva dialógica Freiriana, reflexões estas, impulsionadas a partir de encontros no Grupo de Estudos e Pesquisa em Criança, Infância e Educação Infantil (IPÊ), oportunizaram ricos debates e reflexões sobre a educação com e para bebês.

Biografia do Autor

Ivoneide dos Reis Brito, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Pedagogia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2013). Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (2016) , Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2024). Professora de Educação Infantil - SEMEC/Belém/PA desde de 2014 aos dias atuais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

Solange Mochiutti, Universidade Federal do Pará

Licenciou-se em pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1989. Concluiu a Especialização em Educação Infantil pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 1999 e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará em 2007. Professora aposentada da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Criança, Infância e Educação Infantil (IPE), do Instituto de Educação (ICED/UFPA). Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores e educação infantil. Seus estudos e pesquisas direcionam-se para a criança, infância e educação infantil, focalizando o conhecimento da criança na sociedade contemporânea, em especial, o brincar como linguagem prioritária da criança; linguagem oral e linguagem escrita e os modos de apropriação pela criança.

Celi da Costa Silva Bahia , Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento Humano pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora no Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Coordenou o Programa de Formação de Professores em Educação Infantil (PROINFANTIL) nos estados do Amazonas e Pará, no período de 2008 a 2010. Atuou como coordenadora e professora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, do estado do Pará. Coordenadora adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (IPE) no período de 2008 a 2015. Atualmente é coordenadora geral do Grupo IPE e diretora Adjunta do Instituto de Ciências da Educação/ICED/UFPA. Coordenou diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à Educação infantil, com ênfase na educação de bebê na creche. Estuda principalmente a educação de bebês, currículo da educação infantil, formação de professores de educação infantil, organização do tempo-espaço na educação infantil. Consultora ad hoc de várias revistas.

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Publicado

2024-12-18