Human relationships as a specificity of teaching in the day-to-day life of a nursery: reflections and constructions of a teacher

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e99055

Keywords:

Nursery Teaching, Human Relationships, Formative Experiences

Abstract

This text deals with teaching in nurseries and contemplates the process of (re)signification of the teaching practice of a nursery school teacher in a public nursery school in Belém do Pará who, based on a dialogic formative path, mobilized an investigative and pedagogical attitude inherent to the teaching function and the visibility of the baby as a historical subject with rights. The investigative and reflective paths were driven by the human relationships and interactions involved in building the bond established between the teachers and the babies in the nursery, with the aim of highlighting a teacher's perceptions of the centrality of human relationships as a specific feature of teaching in the nursery, based on the formative process from the Freirian dialogical perspective, these reflections, were driven by meetings in the Study and Research Group on Children, Childhood and Early Childhood Education (IPÊ) who provided rich opportunities for debates and reflections on education with and for babies.

Author Biographies

Ivoneide dos Reis Brito, Federal University of Para

Possui Graduação em Pedagogia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2013). Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (2016) , Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2024). Professora de Educação Infantil - SEMEC/Belém/PA desde de 2014 aos dias atuais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

Solange Mochiutti, Federal University of Para

Licenciou-se em pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1989. Concluiu a Especialização em Educação Infantil pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 1999 e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará em 2007. Professora aposentada da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Criança, Infância e Educação Infantil (IPE), do Instituto de Educação (ICED/UFPA). Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores e educação infantil. Seus estudos e pesquisas direcionam-se para a criança, infância e educação infantil, focalizando o conhecimento da criança na sociedade contemporânea, em especial, o brincar como linguagem prioritária da criança; linguagem oral e linguagem escrita e os modos de apropriação pela criança.

Celi da Costa Silva Bahia , Federal University of Para

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento Humano pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora no Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Coordenou o Programa de Formação de Professores em Educação Infantil (PROINFANTIL) nos estados do Amazonas e Pará, no período de 2008 a 2010. Atuou como coordenadora e professora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, do estado do Pará. Coordenadora adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (IPE) no período de 2008 a 2015. Atualmente é coordenadora geral do Grupo IPE e diretora Adjunta do Instituto de Ciências da Educação/ICED/UFPA. Coordenou diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à Educação infantil, com ênfase na educação de bebê na creche. Estuda principalmente a educação de bebês, currículo da educação infantil, formação de professores de educação infantil, organização do tempo-espaço na educação infantil. Consultora ad hoc de várias revistas.

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Published

2024-12-18