Reflexões sobre a qualidade nas escolas infantis
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104928Schlagworte:
Excelência, Investigação permanente, Processo contínuo de aprendizagem, Autoavaliação, ProfissionalidadeAbstract
No final do século XX e início do XXI, o termo “qualidade” tornou-se uma espécie de ícone das organizações. Não existe empresa, organização ou estabelecimento que se valorize que não se defina como de “qualidade”: todos querem oferecer um serviço de qualidade, uma atenção de qualidade, ter a melhor qualidade em seus produtos. Essa tendência também chegou ao mundo educativo e, portanto, às escolas infantis. Este artigo pretende ser uma ferramenta de trabalho com vistas a contribuir para a investigação, a partir de diversas perspectivas, das reivindicações profissionais e da análise do trabalho educativo cotidiano nos estabelecimentos educacionais. Deseja-se que os/as profissionais tenham um instrumento norteador que lhes sirva para a reflexão sobre alguns critérios que garantem a qualidade educacional, com o objetivo de estabelecer condições para a melhoria da qualidade das escolas. O artigo organiza-se em duas partes distintas, porém complementares: (a) Qualidade e além da qualidade na educação infantil; (b) Critérios de avaliação da qualidade nas escolas infantis. Ambas as seções são elementos de reflexão e, portanto, encontram-se em constante desenvolvimento e elaboração permanente. Afinal, a qualidade é também a capacidade de sempre revisar os parâmetros que a definem.
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