A cultura lúdica no contexto da educação infantil do campo: práticas e experimentações em Tracuateua-PA

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e82716

Abstract

Este estudo aborda a cultura lúdica de meninos e meninas de uma instituição da Amazônia Paraense. A partir do problema levantado, como as crianças da educação infantil do campo vivenciam a cultura lúdica? Lançamos como o objetivo central, perscrutar práticas e experimentações lúdicas conduzidas por meninas e meninos do campo. Por se tratar de um estudo com e não sobre crianças, adotou-se como método a abordagem socio-histórica com observação direta para levantar aspectos de suas vidas. Ainda, nos valemos das narrativas temáticas para aprofundar aquilo que não conseguíamos captar nas observações. Por fim, a produção de desenho possibilitou às crianças a representação daquilo que compreendem como cultura lúdica. Os resultados evidenciaram que as crianças da educação infantil do campo, estando sob o domínio da instituição, apresentam formas de resistências pelo direito ao brincar. Transformam os recursos pedagógicos, como jogos didáticos, livros, cadeiras, em diferentes objetos de sua imaginação.

Autor/innen-Biografien

Fernanda Regina Silva de Aviz, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutoranda em Educação, na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Participa do Grupo de Pesquisa Infância, Cultura e Educação. Mestrado em Educação, na Universidade do Estado do Pará da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas pedagógica. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2010). Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2014) . Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Integrada Brasil- Amazônia (2011). Especialista em Educação Infantil, pela Universidade Federal do Para (2012). Especialista em Educação Ambiental com Enfase em espaços educadores Sustentáveis pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atualmente é servidora municipal da Prefeitura Municipal de Bragança e Tracuateua, desenvolvendo Trabalho docente nas series iniciais e atuando na Coordenação Pedagógica

Tania Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Pós-Doutorado PUC-RIO (2010). É professora Titular da Universidade do Estado do Pará do Curso de Pedagogia, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação CCSE-UEPA. Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED-CCSE-UEPA (Mestrado e Doutorado), coordena o Grupo de Pesquisa Infância Cultura e Educação vinculado a Plataforma do CNPq. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire - NEP-CCSE-UEPA. Representante UEPA no Fórum de Educação Infantil do Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação, especialmente com a formação de professores (inicial e continuada) e desenvolve pesquisas voltadas para políticas públicas, formação de professores e na educação infantil faz a interface com a Educação Especial, Educação Popular. 

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Veröffentlicht

2022-03-21