A cultura lúdica no contexto da educação infantil do campo: práticas e experimentações em Tracuateua-PA
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e82716Abstract
Este estudo aborda a cultura lúdica de meninos e meninas de uma instituição da Amazônia Paraense. A partir do problema levantado, como as crianças da educação infantil do campo vivenciam a cultura lúdica? Lançamos como o objetivo central, perscrutar práticas e experimentações lúdicas conduzidas por meninas e meninos do campo. Por se tratar de um estudo com e não sobre crianças, adotou-se como método a abordagem socio-histórica com observação direta para levantar aspectos de suas vidas. Ainda, nos valemos das narrativas temáticas para aprofundar aquilo que não conseguíamos captar nas observações. Por fim, a produção de desenho possibilitou às crianças a representação daquilo que compreendem como cultura lúdica. Os resultados evidenciaram que as crianças da educação infantil do campo, estando sob o domínio da instituição, apresentam formas de resistências pelo direito ao brincar. Transformam os recursos pedagógicos, como jogos didáticos, livros, cadeiras, em diferentes objetos de sua imaginação.
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